Acerca do comportamento organizacional, julgue o item.A cult...
Acerca do comportamento organizacional, julgue o item.
A cultura organizacional é um padrão de assuntos
básicos compartilhados, aprendido por um grupo como
maneira de resolver seus problemas de adaptação
externa e de integração interna.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Cultura Organizacional.
Diante disso, vamos a uma breve conceituação:
A Cultura organizacional pode ser entendida como o jeito cotidiano que se executa e pensa as ações do dia-a-dia e que são comungadas por todos os empregados.
Chiavenato (2018), afirma que:
“Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização”. (Chiavenato, 2018, p. 333).
Analisando a citação de Chiavenato, entendemos que Valores constituem um dos elementos da Cultura organizacional, segundo Ribas (2015), Valores:
“Tratam-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência etc”. (Ribas, 2015, p. 433).
Nesse contexto, Shein estabelece três níveis de cultura organizacional que são os Artefatos Observáveis, Valores e Pressupostos Básicos. Segundo Ribas (2015),
“Artefatos Observáveis são caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
Valores: nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
Pressupostos Básicos: camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos”. (Ribas, 2015, p. 432).
Essa teoria é mais conhecida pela sua representação com um iceberg da cultura organizacional. Os níveis dessa teoria são: Artefatos Observáveis, Valores e os Pressupostos Básicos. Para esta teoria os Artefatos são a camada mais superficial e visível, já os Valores são a camada intermediária e os Pressupostos básicos são a camada mais profunda da cultura.
Ante o exposto, a questão está correta, uma vez que a Cultura organizacional pode ser entendida como o jeito cotidiano que se executa e pensa as ações do dia-a-dia e que são comungadas por todos os empregados, ou seja, é um padrão geral do grupo para resolver os problemas.
Gabarito do Professor: Certo.
Fonte:
Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
A cultura pode ser definida, segundo Edgar Schein, como um padrão de suposições básicas compartilhadas, que é aprendido por um grupo à medida que seus problemas de adaptação externa e integração interna vão sendo solucionados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo