No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de trauma...
No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática, julgue o item a seguir.
Entre as alterações horizontais em pacientes com indicação de cirurgia ortognática está o prognatismo, que é caracterizado pelo posicionamento distal da mandíbula em relação à maxila, resultante da deficiência no desenvolvimento da mandíbula.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão trata da atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática. Este é um tema importante na área de fonoaudiologia hospitalar, pois muitos pacientes que passam por esses procedimentos necessitam de assistência para reabilitação das funções orofaciais.
Para resolver esse tipo de questão, é fundamental entender os conceitos de prognatismo e retrogenia:
- Prognatismo: condição em que a mandíbula está posicionada mais à frente em relação à maxila, resultando em uma oclusão dentária inadequada.
- Retrogenia (ou retrognatismo): condição em que a mandíbula está posicionada mais para trás em relação à maxila. Esta é a característica que a questão descreve erroneamente como prognatismo.
Com base nesse conhecimento, podemos justificar a alternativa correta:
A afirmação do enunciado está errada porque descreve o prognatismo de maneira incorreta. O prognatismo não é caracterizado pelo posicionamento distal da mandíbula em relação à maxila; na verdade, isso descreve a retrogenia. Portanto, a alternativa E (errado) é a correta.
Estratégia para interpretação: Ao ler questões desse tipo, é crucial prestar atenção aos termos anatômicos e suas definições corretas. É comum que as questões façam confusão entre condições opostas, como no caso de prognatismo e retrogenia, para testar o conhecimento do candidato.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo