A mineralização do processo estilóide, que pode levar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a D - Síndrome de Eagle.
A Síndrome de Eagle é uma condição causada pela mineralização ou alongamento do processo estilóide do osso temporal, que pode resultar em uma variedade de sintomas incômodos, como dor facial, disfagia (dificuldade para engolir), otofagia (dor no ouvido), vertigem e dor de cabeça. Esses sintomas ocorrem devido à compressão das estruturas nervosas e vasculares adjacentes.
Vamos agora justificar as alternativas incorretas:
- A - Síndrome de Stafne: Esta é uma condição que se refere a uma cavidade óssea benigna geralmente encontrada na mandíbula, muitas vezes incidentemente em radiografias, e não está relacionada à mineralização do processo estilóide ou aos sintomas descritos na questão.
- B - Síndrome de Treacher Collins: Trata-se de uma desordem genética que afeta o desenvolvimento dos ossos e tecidos do rosto, mas não está associada ao processo estilóide ou aos sintomas mencionados.
- C - Síndrome de Sjögren: Esta síndrome é uma condição autoimune que afeta as glândulas exócrinas, causando secura na boca e nos olhos, mas novamente, não tem relação com o processo estilóide ou os sintomas indicados na questão.
- E - Síndrome de Ewing: Refere-se ao sarcoma de Ewing, um tipo de tumor ósseo maligno, que não está relacionado à mineralização do processo estilóide ou aos sintomas descritos na questão.
É importante para os candidatos de concursos públicos na área de Odontologia estarem familiarizados com essas síndromes e suas apresentações clínicas, para poderem identificar corretamente os diagnósticos a partir dos sintomas descritos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Síndrome de Stafne
Defeito de Stafne é caracterizado pelo aparecimento de uma cavidade óssea na região posterior da mandíbula.
O cisto ósseo de Stafne tem como principal característica o desenvolvimento de uma cavidade com aspecto arredondado e bordas radiopacas.
Essa cavidade pode contar com diâmetro variando entre 1 e 3 mm.
identificado através de exames de imagem.
Síndrome de Treacher Collins
é uma caracterizada por deformidades , que afeta o desenvolvimento de estruturas geradas a partir do primeiro e segundo durante a sétima semana de gestação.
Obs: Pesquisa no google as imagens, provavelmente você irá lembrar dessa.
Síndrome de Sjögren (gabarito correto)
A síndrome de Sjögren é uma comum e é caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas.
Sintomas: Dor facial, disfalgia (dificuldade de deglutição), otofagia, vertigem (“tontura”), dor de cabeça, fadiga, confusão mental, glândulas inchadas, problemas dentários entre outros.
Síndrome de Eagle
A síndrome de Eagle também é conhecida como alongamento do processo estiloide. O processo estiloide é um pequeno osso localizado logo abaixo da orelha. Esse osso pequeno pode causar muita dor decorrente de seu alongamento ou calcificação, comprimindo vasos ou nervos na área e resultando em inflamação. Os sintomas podem incluir:
· Dor de garganta
· Dor de ouvido
· Diminuição da audição
· Zumbido
· Dificuldades para engolir ou mastigar
· Sensação de algo preso na garganta
· Dor ao bocejar ou virar o pescoço
· Dor na face
Síndrome de Ewing
O sarcoma de Ewing é um tumor maligno. O mais comum é que o sarcoma ocorra nos ossos e, em ordem de frequência, se dá nas extremidades inferiores, no quadril, nas coxas, no tórax, na extremidade superior, na coluna, na mão e no crânio.
Não sabia as respostas, pesquisei todas pelo GOOGLE.
Não encontrei nada relacionado a "síndrome de Ewing", apenas informações relacionadas ao sarcoma de Ewing, acredito que devem ser a mesma coisa.
Erros me avisem! : )
SÍNDROME DE EAGLE:
A principal característica para a sua prova é: alongamento ou calcificação do processo estiloide (Neville et al., citam que pode ser relatado em 18% a 84% da população), estando o aumento da incidência relacionado com a o aumento da idade. Pode estar relacionada a um evento traumático relacionado ao ligamento estilohióideo mineralizado.
A síndrome da artéria carótida ou síndrome estiloide ocorre quando a artéria carótida interna ou externa e suas fibras nervosas são atritadas contra o tecido mineralizado e alongado. A principal característica é a presença de dor quando o paciente vira a cabeça.
A radiografia panorâmica ou lateral de mandíbula são exames indicados para investigação. Além disso, a palpação da região da fossa tonsilar pode demonstrar calcificação e o paciente pode acusar dor durante o exame. São nervos cranianos afetados: V, VII, IX e X.
As mulheres costumas ser mais afetadas, principalmente após amigdalectomias. O mais comum é a ocorrência de forma bilateral, sendo a maioria dos casos assintomática. A colisão ou compressão dos vasos sanguíneos ou nervos adjacentes ocasiona sintomas como:
· Dor facial vaga: em especial durante a deglutição, em atos como virar a cabeça ou abrir a boca;
· Disfagia;
· Disfonia;
· Otalgia;
· Cefaleia;
· Tontura;
· Síncope;
· Ataques isquêmicos transitórios.
O tratamento depende da gravidade dos sintomas, em casos graves pode ser necessária a remoção do ligamento estilo-hióideo mineralizado.
Falou em mineralização do processo estiloide, lembrar da síndrome de eagle (esilalgia)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo