Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao conceito...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Influência dos meios de comunicação na pauta dos temas discutidos pela sociedade.
A questão aborda o conceito de Agenda Setting, uma das teorias fundamentais do jornalismo. Para compreendê-la, é necessário entender como os meios de comunicação influenciam e até determinam quais assuntos são considerados importantes pela sociedade. O conceito de Agenda Setting sugere que a mídia não apenas informa o público sobre os eventos, mas também molda a importância desses eventos ao destacar certos tópicos e minimizar outros.
A partir disso, vamos justificar a alternativa correta e as incorretas:
Alternativa A: "Constrangimentos organizacionais que podem ser enfrentados por repórteres e editores."
Essa alternativa fala sobre as dificuldades e limitações que profissionais do jornalismo enfrentam dentro das organizações de mídia. Embora seja um tema relevante, não está relacionado com o conceito de Agenda Setting, que se refere à influência na formação da agenda de discussões públicas.
Alternativa B: "Lista que reúne contatos mantidos pelas assessorias de imprensa e comunicação."
Essa alternativa descreve uma prática comum em assessorias de imprensa, mas não tem relação com a teoria do Agenda Setting. O conceito não trata de ferramentas organizacionais ou listas de contatos, mas sim da influência da mídia nos temas que são discutidos pela sociedade.
Alternativa C: "Etapas que devem ser cumpridas pelo repórter antes de entrevistar uma fonte."
Aqui, a alternativa aborda procedimentos jornalísticos para a realização de entrevistas. Novamente, este é um aspecto importante do jornalismo prático, mas não se relaciona com a teoria do Agenda Setting, que foca no impacto das escolhas editoriais na percepção pública dos temas importantes.
Alternativa D: "Influência dos meios de comunicação na pauta dos temas discutidos pela sociedade."
Esta é a alternativa correta. A teoria do Agenda Setting é precisamente sobre como os meios de comunicação influenciam a agenda pública, decidindo quais questões serão priorizadas e debatidas pela sociedade. Ao selecionar e enfatizar determinadas notícias, a mídia pode direcionar a atenção do público para certos assuntos, moldando assim o discurso público.
Alternativa E: "Tipo de entrevista em que o repórter traça o perfil psicológico da fonte."
Essa alternativa se refere a uma técnica específica de entrevista, onde o foco é o perfil psicológico da pessoa entrevistada. Embora seja uma prática relevante no jornalismo, não tem conexão com a teoria do Agenda Setting, que é sobre a influência da mídia na definição da agenda temática da sociedade.
Espero que esta explicação tenha esclarecido o conceito de Agenda Setting e ajudado a entender por que a alternativa D é a correta. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra d
Agenda Setting: Influência dos meios de comunicação na pauta dos temas discutidos pela sociedade.
Constrangimentos organizacionais: Entre as teorias do século 20 sobre o jornalismo, a teoria organizacional (Traquina, 2000), formulada por Warren Breed, trata dos constrangimentos organizacionais sobre a atividade profissional do jornalista. Ela mostra que a todo momento o jornalista é levado a ser ‘socializado’ na política editorial da organização, por uma sucessão sutil de recompensas e punições. E que muitas vezes (infelizmente, a maioria) ele se conforma mais com as normas editoriais da política editorial da organização do que com quaisquer crenças pessoais que tivesse trazido consigo para o veículo em que trabalha. (https://www.observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/os-constrangimentos-organizacionais-no-jornalismo/)
Mailing list: Lista que reúne contatos mantidos pelas assessorias de imprensa e comunicação.
As etapas da reportagem são: pauta, apuração, redação e edição. Conforme indicação da pauta, o repórter inicia a investigação dos fatos ou assuntos, chamada no meio jornalístico de apuração.
- Entrevista de personalidade é feita para traçar um perfil de uma pessoa pública. Nessa entrevista, constam informações sobre hábitos, história de vida e outras curiosidades relevantes sobre a pessoa em questão.
- Entrevista de rotina é representada pelas fontes de notícias factuais, pautas diárias que têm curto prazo de validade para divulgação.
- Entrevista individual é marcada com antecedência, apresentando ao entrevistado o tema da pauta. A entrevista é concedida apenas a um jornalista, após o devido preparo das respostas, que foram elaboradas pelo entrevistado ou mesmo por sua assessoria.
- Entrevista opinativa é feita com pessoas que tem autoridade para falar sobre determinado assunto, sejam profissionais consagrados, estudiosos, ou atletas com grande experiência, por exemplo.
- Entrevista em grupo: conhecida como coletiva de imprensa, a entrevista em grupo ocorre com a participação de vários jornalistas, que se revezam nas perguntas feitas a uma ou mais pessoas.
- Entrevista exclusiva é concedida a um veículo, que divulgará o conteúdo em primeira mão. Isto é, uma pauta de grande interesse dos veículos de massa porque está em alta e atinge um grande número de pessoas.
- Entrevista de pesquisa é feita com especialistas sobre determinado assunto, para acrescentar informações a uma matéria.
- Entrevista caracterizada, os textos entre aspas, incluídos em uma matéria. Isto é, a fala do entrevistado é descrita como foi dita, uma transcrição fiel do que foi falado. Estas passagens são curtas, definidas de acordo com a sua importância, sem adaptação na transcrição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo