Com base no que afirma Franco et al., no artigo “Higiene buc...
Com base no que afirma Franco et al., no artigo “Higiene bucal para pacientes entubados sob ventilação mecânica assistida na unidade de terapia intensiva: proposta de protocolo” (2014), analise as afirmativas a seguir.
I. A correlação entre PAVM e higiene bucal tem sido associada a pacientes que apresentam fatores de risco como DPOC, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes mellitus, idosos, pacientes sob ventilação mecânica, tabagistas, terapia antibiótica prévia, imunossupressão e outros.
II. A condição bucal, a frequência da realização da higiene bucal e o grau de dependência do paciente em relação à realização dessa higiene são fatores significantes para a ocorrência da pneumonia aspirativa. No período de internação em UTI, a higiene bucal muitas vezes é negligenciada devido à deficiência de treinamento e orientação da enfermagem, levando ao acúmulo de placa dentária e quadro de gengivite importante.
III. A boca do paciente sob ventilação mecânica prolongada apresenta microbiota patogênica mesmo quando os cuidados de higiene bucal são fornecidos. Isso pode ser justificado se considerarmos os seguintes fatores como contribuintes: a hipossalivação devido ao uso de múltiplos fármacos, a dieta via sonda nasogástrica ou nasoenteral, a dependência de cuidados orais, e a presença do tubo da entubação orotraqueal.
IV. A higiene bucal desempenha outro papel importante no estímulo dos nervos sensoriais, podendo melhorar a disfagia, reduzindo o risco de aspiração e de pneumonias, contribuindo para a reabilitação do paciente. Outras estratégias, como a lavagem das mãos pelos profissionais, a extubação precoce, a aspiração orotraqueal frequente e o posicionamento do paciente no leito são medidas utilizadas pelos hospitais para redução dos índices de PAVM.
Estão corretas as afirmativas