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Q1825778 Português

Texto CB1A1-I

    Em meados dos anos 80 do século passado, Haroldo de Campos tentava definir o sentimento geral de uma época marcada pela descrença no projeto estético e ideológico proposto pelo Modernismo. De acordo com o termo criado por ele, estaríamos vivendo um tempo pós-utópico.

    A designação me parece mais precisa que pós-moderno por dois motivos. Primeiro, porque evita certas ambiguidades — por exemplo, supor que se trata de um período cujo objetivo é encerrar definitivamente a modernidade, o “pós” sugerindo a ruptura radical, e não uma redefinição de caminhos. Depois, porque aponta para a diferença principal entre o imaginário estampado na produção estética ― não só a literária ― da primeira metade do século (e um pouco além) e aquele que temos vivenciado desde, pelo menos, o final dos anos 60 do século passado.

    Tanto a geração de 20 quanto a de 30 eram guiadas por um projeto definido, ousado. Havia uma luta, havia algo a ser combatido: o gosto aristocrático, a mesmice burguesa, para os modernistas da Semana de Arte Moderna de 1922; o atraso político, a opressão, as desigualdades sociais, no caso da geração seguinte. Por mais que existam diferenças entre esses dois momentos do Modernismo, há, em ambos, algo de missionário.

    No balanço do movimento modernista feito por Oswald e, sobretudo, Mário de Andrade, destacam-se, como crítica, o caráter superficial do movimento, sua “festividade”, seu descompromisso com questões estruturais mais “sérias”, o não enfrentamento das mazelas sociais, econômicas e políticas que mereceriam atenção prioritária. Mesmo reconhecendo as inestimáveis contribuições do movimento no sentido de ser um preparador das mudanças sociopolíticas posteriores, Mário condena certa ignorância dos modernistas acerca das verdadeiras condições culturais (em sentido lato) do país.

Flávio Carneiro. No país do presente: ficção brasileira do início do século XXI. Rocco Digital. Edição do Kindle (com adaptações). 

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item que se segue.


A correção gramatical do texto seria mantida caso se empregasse uma vírgula logo após “inestimáveis contribuições do movimento” (último período do último parágrafo).

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Comentários

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A correção gramatical seria mantida, porém, haveria mudança no sentido (uma vez que tornaria isolada a expressão posterior). Como não foi pedido no enunciado, questão correta.

Qualquer erro, peço que informem gentilmente.

com vírgula eu explico, sem, restrinjo.

Direto ao ponto!

Excelente questão. Não tem nada a ver com sentido, pois a questão não solicitou.

Primeiro vamos entender o que é a ordem direta: Sujeito + verbo + complementos + termos acessórios.

Dito isso, observe que o trecho é uma Oração S. A. Concessiva reduzida de Gerúndio.

Trecho: Mesmo reconhecendo as inestimáveis contribuições do movimento, no sentido de ser um preparador das mudanças sociopolíticas posteriores, Mário condena certa ignorância...

Desenvolvida: Mesmo que reconhecesse as inestimáveis...

Em azul = vírgula opcional. (Porém, ela muda o sentido, caso fosse solicitado.)

Em vermelho = vírgula obrigatória, pois é uma O.S.A. Concessiva red. de gerúndio anteposta à O. Principal.

Sublinhado = Com vírgula é um Ajunto adverbial de Direção na ordem correta. (= na direção de ser um preparador... ).

Sem vírgula = complementa o sentido de "contribuições do movimento"

GABARITO: CERTO

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Não tem nada a ver em relação ao sentido: de restringir ou explica como falaram os colegas JSA e Yasmim.

Ocorre é que após o termo "movimento" é um adjunto adverbial. Lembre-se que o adjunto adverbial no final da sua oração ele pode vim isolado ou não por virgula. ( cuidadooo concurseiro, final da oração é diferente final do período kkk coisa básica viu, mas tem uma galera que erra eeem ! )

PS: a virgula após o termo "posteriores" é obrigatória por separar uma oração subordinada concessiva.

A gramatica fica de boas, mas o sentido mudará= Semantica.

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