A rede que interligou nossos computadores e celulares...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483573 Atualidades
       A rede que interligou nossos computadores e celulares entra em uma nova fase, ainda mais ambiciosa, na qual pretende conectar tudo o que existe na Terra. O nome é didático: Internet das coisas. Coisas são carros e semáforos. Coisas são relógios, geladeiras e televisores. Coisas são até informações sobre nosso metabolismo pessoal, medidas à flor da pele. Bem-vindo a uma nova era. O ano de 2014 poderá ficar conhecido, na história da tecnologia, como o ano zero de uma revolução que começa a ocupar as vinte e quatro horas do dia de qualquer indivíduo, em casa, no trabalho, na rua. 

                                                                           Revista Veja. 31/12/2014, p. 162-3 (com adaptações). 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema que ele focaliza, julgue o  item  seguinte.



Uma das possibilidades dessa internet a que o texto alude é a de obter informações que se mostrem úteis para guiar com maior precisão as mais diversas políticas públicas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Tema central da questão: O tema abordado é a Internet das Coisas (IoT), uma evolução tecnológica que visa conectar objetos físicos à internet, possibilitando a comunicação entre eles e a coleta de dados em tempo real. Esta tecnologia tem o potencial de influenciar diversos aspectos do cotidiano e da gestão pública.

Resumo teórico: A Internet das Coisas refere-se à rede de dispositivos físicos que utilizam sensores e APIs para se conectarem e trocarem dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Exemplos incluem carros, eletrodomésticos, dispositivos vestíveis, entre outros.

Um dos grandes benefícios da IoT é a capacidade de coletar e analisar um grande volume de dados, o que pode ser extremamente útil para políticas públicas. Governos podem usar essas informações para gerenciar melhor recursos, melhorar a segurança pública, otimizar o transporte urbano, entre outros.

Justificativa para a alternativa correta: A afirmação de que a Internet das Coisas pode fornecer informações úteis para guiar políticas públicas está correta. A coleta e análise de dados em tempo real possibilitam uma tomada de decisão mais informada e precisa, que pode levar a políticas públicas mais eficazes e adaptadas às necessidades da população.

Por exemplo, sensores em semáforos e veículos podem ajudar a otimizar o fluxo de tráfego, enquanto dispositivos de monitoramento ambiental podem auxiliar no controle da poluição e na gestão de recursos hídricos. Todos esses dados contribuem para a formulação de políticas públicas mais inteligentes e eficazes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apenas um exemplo:

De acordo com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro), o projeto já começa com a consultoria técnica do IESP (Instituto de Estudos Sociais e Políticos) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, que preparou e organizou uma série de temas para dar início à discussão. O primeiro tema a ser debatido por meio da plataforma será a reforma política. A discussão deve considerar temas já estabelecidos nas discussões em andamento na sociedade, como o financiamento de campanha, e também novas possibilidades, como o voto pela internet (como já acontece na Estônia), o crowdfunding em campanhas eleitorais, projetos de lei de iniciativa popular pela internet e vários outros temas. Todas as políticas públicas formuladas coletivamente pela plataforma serão entregues diretamente aos agentes públicos responsáveis pela sua implementação e depois serão acompanhadas pela rede de organizações e pessoas que compõem o projeto.

Fonte:Portal EBC

Questão correta!

Um bom exemplo para o que a questão afirma são as câmeras instaladas em vários pontos de diversas cidades (aqui em Brasília tem bastante) como forma de monitoração do trânsito e auxílio para a polícia em tempo real.

Uma prova disso é o "Dialoga Brasil' que consistirá em um programa, baseado na EGD (Estratégia de Governança Digital)  - que entra em vigor em 2016- e Governo Eletrônico (e-Gov) onde o cidadão se aproximará da tomada de decisão do Estado em relação às principais necessidades. Os cidadãos poderão fornecer opiniões/sugestões, feedbacks e elogios ao governo diante das metas e objetivos voltados ao exercício de cada líder (Presidente, Governador, Deputado Distrital e etc.).


GABARITO CORRETO.

Certo, pois com os dados é possível ter uma precisão e rapidez bem maior do que com o do conhecimento individual.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo