O MERCOSUL foi criado com o objetivo de permitir a livre ci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2510953 Comércio Internacional (Exterior)
O MERCOSUL foi criado com o objetivo de permitir a livre circulação de bens, serviços e fatores de produção, bem como eliminar a tributação do comércio entre os seus integrantes. Embora esses objetivos ainda não tenham sido plenamente alcançados, há diversas normas relativas à tributação intrabloco.

Sobre esse assunto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Com a extinção do Protocolo de Brasília, o MERCOSUL rejeitou a adoção de um mecanismo próprio de solução de controvérsias, em favor do sistema adotado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

( ) O MERCOSUL possui Acordos de Complementação Econômica com outros países, que podem estabelecer reduções recíprocas nas alíquotas do imposto de importação, a exemplo do acordo automotivo celebrado com o México (ACE-55).

( ) A Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que serve de referência para os países integrantes do Bloco, é idêntica ao padrão internacional previsto pelo Sistema Harmonizado.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - D

(F) Com a extinção do Protocolo de Brasília, o MERCOSUL rejeitou a adoção de um mecanismo próprio de solução de controvérsias, em favor do sistema adotado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Com a extinção do Protocolo de Brasília, o MERCOSUL adotou o Protocolo de Olivos, que estabelece um sistema próprio de solução de controvérsias para o bloco, independente do sistema da OMC.

(V) O MERCOSUL possui Acordos de Complementação Econômica com outros países, que podem estabelecer reduções recíprocas nas alíquotas do imposto de importação, a exemplo do acordo automotivo celebrado com o México (ACE-55).

O MERCOSUL possui diversos Acordos de Complementação Econômica (ACE) com outros países, incluindo o acordo automotivo com o México (ACE-55), que prevê reduções recíprocas nas alíquotas de importação.

(F) A Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que serve de referência para os países integrantes do Bloco, é idêntica ao padrão internacional previsto pelo Sistema Harmonizado.

A Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) é baseada no Sistema Harmonizado, mas pode ter especificidades regionais que a diferenciam do padrão internacional do Sistema Harmonizado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo