A Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (12) as de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140453 Atualidades

A Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (12) as demais mudanças no texto-base da reforma da Previdência. Destaques são medidas que alteram pontos específicos do projeto original aprovado no plenário.

(Folha de S.Paulo. https://bit.ly/2GH5LPb. Publicado em 12/07/2019)


Considerando os destaques aprovados, assinale a alternativa correta

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A reforma da previdência social brasileira é item em pauta há algum tempo. É dito pelos que são a favor da reforma que, sem ela, em pouco tempo não haverá como sustentar aposentadorias e outros benefícios sociais, na medida em que a população do país está envelhecendo. Isto é, a quantidade de mão de obra economicamente ativa não está crescendo o suficiente para sustentar, com seus impostos, as aposentadorias dos idosos, cuja esperança de vida está maior. Haverá, portanto, um colapso da Previdência. Os opositores da reforma, por sua vez, defendem que o problema é o desvio de recursos da Previdência para outras áreas, além da corrupção endêmica, como compras superfaturadas, associada à má gestão. Em meio às discussões sobre o tema no Congresso, destaques acerca do texto-base foram apresentadas e debatidas. Tais destaques visam modificar propostas específicas do texto-base.
A pergunta que se faz é acerca de qual alternativa apresenta uma proposição correta acerca da reforma, considerando os destaques apresentados.

A) CORRETA. A proposição está correta. Aos serem propostos e, aprovados, destaques referentes à regras especiais para mulheres e pensionistas, o corte de despesas previsto com a reforma de previdência virá a diminuir

B) INCORRETA. Os destaques referem-se à várias categorias profissionais, como policiais e professores, o que afeta o valor dos gastos públicos. A sua redução será menor.

C) INCORRETA. Nada ou quase nada muda para aqueles das Forças Armadas. Na verdade os gastos com os soldos de aposentados deste setor representam uma parcela significativa do gasto previdenciário do Estado

D) INCORRETA. Os destaques negociados giraram, em grande parte, em torno da idade de mulheres e homens para aposentadoria. De maneira geral, a idade mínima para as mulheres ficou em 62 anos e a dos homens em 65. A proposta do governo era de 65 e 67. A mudança afeta os cálculos de gastos com benefícios.

E) INCORRETA. Os destaques apresentados são específicos sim. Porém, quaisquer modificações no texto-base afetam os cálculos da redução de gastos da Previdência !

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Claro que é a Letra A né?

Gab A

Aposentadoria de mulheres

Mulheres do setor privado podem receber 100% do benefício após 35 anos de contribuição. Na proposta original, elas teriam que cumprir 15 anos do período mínimo e receberiam valor total da aposentadoria após 40 anos. O destaque foi aprovado por 344 a 132 votos.

Pensão por morte

Incluído no mesmo destaque que mudou aposentadoria de mulheres, foi votada uma alteração na pensão por morte. O benefício não poderá ser menor do que o salário mínimo se ele for a única renda do dependente -sem considerar a renda de demais membros da família.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo