No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do te...
Texto CB1A1-II
Historicamente, o meio ambiente tem sido tratado pela economia apenas como a fonte de recursos e o local de destino dos rejeitos do sistema econômico. Uma vez que não é preciso que todo ser humano aja sobre o meio ambiente para obter os materiais de que necessita, seu uso e seu consumo se fizeram de forma despreocupada ao longo do tempo. No final do século XVIII, a preocupação com a escassez começou a tomar forma com os estudos de Malthus, o qual avaliou que, com a limitação da quantidade de terra disponível para o plantio e com o contínuo crescimento populacional, a disponibilidade de alimentos seria restrita, vindo eventualmente a esgotar-se.
Com o acúmulo histórico da degradação das fontes ambientais de recursos, compreendeu-se que a escassez não era apenas um exercício teórico. Ela estava transformando-se em realidade, e a preocupação com o valor do meio ambiente foi lentamente inserida na teoria econômica.
Assim, nos anos mais recentes, problemas como a redução da disponibilidade natural de recursos e a poluição passaram a gerar custos que começaram a indicar que os recursos e serviços ambientais, embora de livre acesso, não são, de forma alguma, gratuitos, impondo gastos para sua reposição ou pela sua degradação.
José Julio Ferraz de Campos Jr. Introdução à economia ambiental,
economia ecológica e valoração econômica. Edição do Kindle (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.
No trecho “vindo eventualmente a esgotar-se” (primeiro
parágrafo), o termo “vindo” poderia ser substituído por
podendo vim, mantendo-se a coerência e a correção
gramatical do texto.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errei a questão , mas segue o entendimento .
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto”, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.
Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical”, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.
Não entendi o erro da questão ....
Creio que não é o gabarito definitivo .
Errado!
O correto seria podendo vir
verbo vir atua como verbo principal, permanecendo sempre no infinitivo impessoal e o verbo poder atua como um verbo auxiliar modal, indicando possibilidade.
Gabarito: errado
O correto seria podendo vir.
Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui.
Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
podendo vim ta de sacanagem kk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo