Em uma base de armazenamento de botijões de gás, ocorreu um...
Em uma base de armazenamento de botijões de gás, ocorreu um grave acidente de trabalho. O gerente geral criou uma comissão para investigar e analisar o acidente, a qual chegou a causas oriundas de fatores pessoais e fatores de trabalho, que levaram à ocorrência daquele acidente.
É uma causa considerada fator pessoal:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - uso incorreto de equipamento de proteção individual.
Vamos entender melhor o que cada alternativa representa e por que a resposta correta é a que trata do fator pessoal:
D - Uso incorreto de equipamento de proteção individual: Esta opção é a correta porque o uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) se refere diretamente a uma ação ou comportamento do trabalhador. Quando um trabalhador não utiliza os EPIs corretamente, isso pode ser considerado um fator pessoal, pois está relacionado a treinamento insuficiente, desatenção, ou até mesmo resistência ao uso do equipamento. Esses aspectos estão ligados a características pessoais e decisões individuais.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Ventilação inadequada: Esta é uma questão que se refere às condições do ambiente de trabalho. Um problema de ventilação refere-se a uma falha no sistema físico ou na estrutura organizacional, sendo considerado um fator de trabalho, não um fator pessoal.
B - Passagem obstruída: Similar à ventilação, uma passagem obstruída é um problema no ambiente de trabalho. Isso pode ser resultado de falha na organização do espaço ou no cumprimento de normas de segurança, caracterizando-se como um fator de trabalho.
C - Especificações inadequadas nas requisições: Isto refere-se a problemas no planejamento ou nos procedimentos administrativos, claramente um fator de trabalho. Está relacionado a falhas na estrutura ou nos processos organizacionais.
E - Relações de subordinação pouco claras/conflitantes: Embora esta alternativa toque em aspectos de comunicação e relações interpessoais, ela ainda se classifica como um fator organizacional ou de trabalho, uma vez que a responsabilidade geralmente recai sobre a estrutura organizacional e a clareza das funções.
Para resolver questões como essa, é importante entender a diferença entre fatores pessoais e fatores de trabalho. Fatores pessoais envolvem diretamente as ações, decisões ou características dos trabalhadores. Fatores de trabalho, por outro lado, estão relacionados ao ambiente, condições ou processos laborais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB.: D
Atos Inseguros- são todos aqueles praticados pelo trabalhador, devido à sua atividade no trabalho. É o comportamento do trabalhador, consciente ou inconsciente, que pode leva-lo a sofrer uma lesão pessoal causada por uma exposição a um determinado risco.
Condições Inseguras- são aquelas que comprometem de alguma forma a segurança do trabalhador, devido a defeitos de máquinas, equipamentos, processos de trabalho ou riscos ambientais não controlados.
Fator pessoal de insegurança- é a causa relativa ao comportamento humano que propicia a ocorrência de acidentes como, por exemplo, doença na família, excesso de horas extras, problemas conjugais, etc.
complementando, antigamente tudo era ato inseguro - as novas normas separaram isso, se a pergunta fosse perguntando qual dos itens é ato inseguro, todo mundo iria responder D.
A NBR 14280 diz:
2.8.1 fator pessoal de insegurança (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro.
mas pra não misturarmos uma coisa com a outra segue a lista dos fator pessoal de insegurança da NBR14280
Falta de conhecimento ou experiência
Falta de conhecimento
Falta de experiência ou especialização
Desajustamento físico
Deformidade
Hérnia preexistente
Debilidade muscular
Debilidade esquelética
Debilidade orgânica
Deficiência visual
Deficiência auditiva
Deficiência olfativa
Doença degenerativa
Insensibilidade cutânea
Fadiga
Desajustamento físico, NIC
Desajustamento emocional ou mental
Alcoolismo e toxicomania
Agressividade
Excitabilidade, impulsividade
Alienação mental (loucura)
Distúrbio emocional
Disritmia cerebral, ausência
Deficiência intelectual
Desajustamento emocional ou mental, NIC
O não uso do EPI - ato inseguro
O uso incorreto do EPI - fator pessoal
** ele pode ter usado errado por alguns motivos, caso o texto detalhasse mais.
O uso incorreto por preguiça - ato inseguro
O uso incorreto por pressão no trabalho para entrega de produto, o uso incorreto por falta de conhecimento, treinamento - fator pessoal
Mas de forma geral, usamos o uso incorreto de forma que o trabalhador não tenha capacidade, treinamento, conhecimento para tal.
Letra D
Olá Concurseiros(as),
Está com dúvidas em questões de concursos públicos nas áreas de Eletrônica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Português ou Matemática?
Não perca mais tempo! Envie sua dúvida agora mesmo pelo WhatsApp (27) 98153-9450.
Atenciosamente,
Prof. Leonardo Reis.
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Edimar Monteiro
As alternativas trazem exemplos de fatores do trabalho (que chamamos de condições ambientais do trabalho ou simplesmente condições ambientais) e fatores pessoais (que podem ser atos inseguros ou condições pessoais de insegurança).
Nesse caso, ventilação inadequada, passagem obstruída, especificações inadequadas nas requisições e relações de subordinação pouco claras/conflitantes são exemplos de fatores do trabalho.
Portanto, o fator pessoal é o uso incorreto de equipamentos de proteção individual
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo