A introdução de átomo de halogênio no anel aromático do esqu...
A introdução de átomo de halogênio no anel aromático do esqueleto básico de substâncias ilícitas se tornou uma importante ferramenta para a obtenção de novas drogas sintéticas, o que deixou o mercado ilegal dessas substâncias um passo a frente da legislação que controla o tráfico de drogas. Considerando essas informações e as figuras I e II, acima, que representam, respectivamente, estruturas químicas de algumas drogas sintéticas comuns e as dessas mesmas drogas, na forma halogenada, julgue o item que se segue.
A introdução do átomo de iodo no composto 2-AI, que é aquiral, torna o composto resultante, 5-IAI, uma substância quiral.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
está errada a resposta, continua sendo carbono aquiral...
Pois é! Continua sem Carbono quiral!
JUSTIFICATIVA DA BANCA:
A estrutura de 2-AI apresenta um plano de simetria coincidente com a ligação C-N. Esta condição estrutural torna esta estrutura química aquiral. A presença do grupo iodeto na estrutura de 5-IAI faz com que esta molécula não tenha um plano de simetria coincidente com a ligação C-N. Isso torna o átomo de carbono ligado a o grupo NH2 um carbono assimétrico, uma vez que este agora apresenta quatro grupos substituintes diferentes ligados a si, característica de uma substância quiral, conforme literatura especializada.
GABARITO: CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo