Os efeitos da inserção de crianças em ocupações perigosas po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140468 Serviço Social
Os efeitos da inserção de crianças em ocupações perigosas podem ser constatados de forma imediata e também a longo prazo: as atividades consideradas de risco podem levar à morte ou comprometer seu desenvolvimento. Além dessas consequências, o trabalho infantil também se configura como um elemento de perpetuação do ciclo da pobreza. Funciona como um círculo vicioso: é tanto causa como consequência. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dedica especial atenção a esse tema e, no artigo 66, prevê que ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda a proteção ao adolescente no ambiente de trabalho de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O foco está em identificar a natureza do trabalho assegurado aos adolescentes, especialmente àqueles com deficiência, conforme o ECA dispõe. Este tema é relevante pois toca em aspectos fundamentais dos direitos da criança e do adolescente, ligados diretamente à proteção social.

Resumo Teórico: O ECA é uma das principais legislações brasileiras que garante os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No contexto do trabalho, o ECA visa assegurar condições que respeitem o desenvolvimento físico, mental e moral dos adolescentes. O artigo 66 menciona especificamente a garantia de um trabalho protegido para adolescentes com deficiência, o que significa que devem ser oferecidas condições especiais que garantam seu bem-estar e desenvolvimento.

Justificativa da Alternativa Correta (D - protegido): A alternativa correta é a "D - protegido" porque o ECA assegura que adolescentes, especialmente aqueles com deficiência, tenham um ambiente de trabalho que proteja sua integridade e desenvolvimento. Isto está em conformidade com o que o ECA determina em termos de garantir um ambiente seguro e saudável, que não comprometa o desenvolvimento do jovem.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - circunstancial: Esta alternativa é incorreta. O trabalho do adolescente não deve depender de circunstâncias variáveis, mas sim ser regido por normas claras de proteção.
  • B - reduzido: A questão não se refere a uma redução do trabalho, mas sim à qualidade e proteção desse trabalho.
  • C - temporário: Esta alternativa sugere um caráter transitório que não é o foco da proteção proposta pelo ECA.
  • E - permanente: Embora o trabalho possa ser contínuo, o ECA não usa a palavra "permanente" para descrever a proteção necessária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

✓ Segundo o ECA (8069/90): art. 66. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.

☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo