Com relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas e à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3159285 Fonoaudiologia

Com relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas e à avaliação audiológica infantil, julgue o item a seguir. 


Na VRA (visual reinforcement audiometry), audiometria que deve ser realizada em crianças a partir de seis meses de idade, o comportamento condicionado é o reflexo de orientação da criança, ou seja, o ato de virar a cabeça em direção ao som. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a Audiometria de Reforço Visual (VRA), uma técnica utilizada na avaliação auditiva infantil. Este método é especialmente importante para avaliar a capacidade auditiva de crianças a partir de seis meses de idade.

Na VRA, os profissionais de saúde auditiva buscam observar o comportamento condicionado da criança, que, neste caso, é o reflexo de orientação. Esse reflexo é manifestado quando a criança vira a cabeça em direção ao som que escuta. A VRA utiliza este comportamento natural como um indicativo de que a criança percebe o som.

A alternativa correta é C - certo. Isso ocorre porque o enunciado descreve corretamente o que acontece na VRA: a criança, ao escutar um som, é condicionada a virar a cabeça em direção à fonte sonora, e esse ato é utilizado como uma medida de sua capacidade auditiva.

Para resolver este tipo de questão, é importante que o aluno compreenda as etapas do desenvolvimento auditivo infantil e as metodologias de avaliação adequadas para cada faixa etária. A VRA é uma dessas metodologias, apropriada para crianças a partir dos seis meses de idade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo