Segundo o Código de Ética, o psicólogo poderá intervir na pr...
Segundo o Código de Ética, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, EXCETO:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E. Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa.
O tema da questão aborda a ética profissional no contexto da Psicologia, especificamente no que diz respeito à intervenção em serviços psicológicos já em andamento por outro profissional. Para responder essa questão, é essencial entender o que o Código de Ética do Psicólogo estabelece a respeito da intervenção em serviços prestados por outros profissionais.
Segundo o Código de Ética, um psicólogo pode intervir em serviços de outro profissional apenas em situações específicas, garantindo a ética e o respeito ao trabalho dos colegas, além da proteção dos direitos dos usuários.
Alternativa A: A pedido do profissional responsável pelo serviço.
Esta alternativa está correta dentro das normas do Código de Ética, pois a intervenção é permitida se houver solicitação do profissional que está prestando o serviço, garantindo consentimento e cooperação.
Alternativa B: Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
Esta também é uma situação permitida pelo Código de Ética, pois a proteção ao usuário é prioritária, e o psicólogo deve intervir para evitar danos.
Alternativa C: Quando informado, expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.
Esta alternativa está correta, já que o serviço está interrompido de forma clara e definitiva, permitindo que outro profissional intervenha.
Alternativa D: Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Esta alternativa também está correta, pois no contexto de equipes multiprofissionais, onde a metodologia exige intervenções conjuntas, isso é permitido e incentivado.
Alternativa E: Quando se tratar de encaminhamento a profissionais ou entidades habilitadas e qualificadas demandas que extrapolem seu campo de atuação.
Esta alternativa é a exceção e está incorreta. O tema da questão é sobre intervenções em serviços em andamento, e esta situação é um procedimento de encaminhamento, não de intervenção direta, portanto não atende ao contexto de intervenções em serviços psicológicos já em andamento por outro profissional.
Compreender essas nuances é fundamental para garantir o respeito ao Código de Ética e assegurar a prestação de serviços de qualidade e em conformidade com os princípios éticos da Psicologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo