A Figura acima mostra um projeto de uma rede de eletrodutos...
A Figura acima mostra um projeto de uma rede de eletrodutos em uma área externa à edificação de uma fábrica. A caixa de passagem CP1 e a caixa de passagem CP2 delimitam a extensão total da rede, que contém seis curvas de 90° em seu trajeto. Considere que é possível interromper a rede em qualquer ponto de sua extensão com a instalação de caixas de passagem, delimitando trechos contínuos entre as caixas de passagem instaladas. Desconsidere as dimensões das caixas de passagem no comprimento dos trechos contínuos da rede de eletrodutos.
De acordo com a NBR 5410:2004, qual o número mínimo de caixas que devem ser instaladas, além das caixas CP1 e CP2 já existentes, para que não se exceda o limite máximo de trecho contínuo de tubulação nessa instalação?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em 6.2.11.1.6, a norma determina que os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15 metros de comprimento para linhas internas às edificações e 30 metros para as linhas em áreas externas às edificações, se os trechos forem retilíneos. Se os trechos incluírem curvas, o limite de 15 m e o de 30 m devem ser reduzidos em 3 m para cada curva de 90°. Em cada trecho de tubulação entre duas caixas, ou entre extremidades, ou ainda entre caixa e extremidade, só devem ser previstas, no máximo, 3 curvas de 90°, ou seu equivalente até, no máximo, 270°, não devendo ser previstas curvas com deflexão superior a 90°.
Portanto precisa de 2 curvas.
Gabarito C
30m em linha reta em área externa. menos 3m para cada curva de 90º, no máximo 3 curvas de 90º entre duas caixas
15m em linha reta em área interna. menos 3m para cada curva de 90º, no máximo 3 curvas de 90º entre duas caixas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo