A sepse, também chamada de infecção generalizada, é uma enf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3122936 Biomedicina - Análises Clínicas
A sepse, também chamada de infecção generalizada, é uma enfermidade que se não tratada de forma precoce e imediata, se espalha rapidamente pelo corpo e afeta o sistema imunológico, dificultando o funcionamento dos órgãos. Em resposta, o organismo provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração. Sem o tratamento adequado, pode haver parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos levando ao óbito. O diagnóstico da sepse é feito com base na identificação do foco infeccioso e na presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Não há exames específicos, mas há exames voltados para a identificação da presença de infecção, além de hemograma para a identificação do foco, radiografia de tórax e exames de urina.

Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saudee-vigilancia-sanitaria/2022/09/diagnostico-precoce-e-fundamental-para-tratar-a-sepse-conhecida-como-infeccao-generalizada. Acesso em: 8 out. 2024.

A avaliação de um paciente internado em uma terapia intensiva apresenta suspeita de sepse, e alguns exames são solicitados para investigação no quadro. Na avaliação microscópica do hemograma do referido paciente, são encontrados dois achados morfológicos importantes: “Presença de vacúolo citoplasmático em monócitos” e “Presença de vacúolos citoplasmático em neutrófilos”.
Levando em consideração o quadro clínico do paciente, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os dois achados microscópicos têm impactos diferentes no diagnóstico clínico do paciente.
PORQUE
II. Vacúolos citoplasmáticos em neutrófilos periféricos, na microscopia hematológica, estão intimamente ligadas ao quadro de sepse e em monócitos periféricos não há essa relação.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas