Turistas, funcionários e gestores de empresas circulam pelo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Instituto Rio Branco
Q1210355 Atualidades
Turistas, funcionários e gestores de empresas circulam pelo mundo, mas a maior parte dos que se deslocam por um tempo mais longo é constituída de migrantes internacionais. A pobreza é a principal causa da mobilidade, mas as defasagens entre sociedades jovens e em processo de envelhecimento, os conflitos, a difusão da informação, a redução dos custos de transporte e as demandas de mão de obra nos países do Norte alimentam os desejos de partida.
M-F Durand et al. Atlas da mundialização. Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 28.
Acerca das migrações internacionais na atualidade, julgue (C ou E) o item subsequente.
Um aspecto significativo das migrações atuais é o predomínio numérico de europeus, nos fluxos internacionais, em substituição ao predomínio de africanos, asiáticos e latino-americanos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é E - errado.

Vamos entender o tema central da questão: a questão aborda as migrações internacionais na atualidade. Esse é um tópico importante porque reflete as dinâmicas sociais, econômicas e políticas globais.

Resumo teórico: Migrações internacionais referem-se ao movimento de pessoas de um país para outro. Esse fenômeno pode ser motivado por diversos fatores, como pobreza, conflitos, oportunidades de trabalho, entre outros. Normalmente, os fluxos migratórios são compostos por pessoas de países em desenvolvimento movendo-se para países desenvolvidos, em busca de melhores condições de vida.

De acordo com dados recentes e estudos sobre migração, como os da Organização Internacional para as Migrações (OIM), a maioria dos migrantes internacionais vem de regiões como África, Ásia e América Latina, e não da Europa. O fluxo migratório de europeus para outras partes do mundo é significativamente menor comparado ao de outras regiões.

Justificativa da alternativa correta: A afirmativa de que há um predomínio numérico de europeus nos fluxos migratórios internacionais, substituindo africanos, asiáticos e latino-americanos, é incorreta. Historicamente e atualmente, os fluxos migratórios são dominados por pessoas de países em desenvolvimento que se deslocam para países desenvolvidos.

Análise da alternativa incorreta: A questão afirma que os europeus predominam nos fluxos migratórios, o que contraria as evidências disponíveis. Regiões como a África, a Ásia e a América Latina são, de fato, as principais áreas de origem dos migrantes internacionais devido a fatores econômicos e sociais desafiadores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: ERRADO

Durante o século XIX e início do século XX os fluxos de migração internacional eram formados principalmente por europeus, os quais, inclusive, chegaram aos milhões ao Brasil. Porém essa realidade mudou a partir da segunda metade do século XX, quando a Europa Ocidental passou a ser uma região de atração de imigrantes. Há uma parcela significativa de europeus oriundos da Europa Oriental nos fluxos migratórios atuais, mas a maior parte desses imigrantes é formada por africanos, asiáticos e latinoamericanos, que saem de seus países, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, em direção a países que oferecem maiores oportunidades de emprego e melhores condições de vida.

TECCONCURSOS

Errado

O maior fluxo de migração é Sul-Sul

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo