Chega, ao ambulatório, uma criança de 2 anos, trazida pelos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091208 Medicina
Chega, ao ambulatório, uma criança de 2 anos, trazida pelos pais, com microtia, sem atresia de canal auditivo externo, unilateral.
Considerando esse caso clínico e as recomendações sobre reconstrução de pavilhão auricular, o procedimento a ser seguido é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No caso clínico apresentado, a criança tem microtia sem atresia de canal auditivo externo unilateral. Para reconstrução do pavilhão auricular, a recomendação é tratar a orelha proeminente como do tipo V, de acordo com a classificação de Tanzer para defeitos auriculares (alternativa C). Isso significa que a reconstrução deve levar em conta a projeção da orelha e a formação da concha, que são as principais estruturas ausentes na microtia. A idade ideal para correção de defeitos auriculares é aos 6 anos, mas pode ser feita a partir dos 3 anos. A reconstrução pode ser feita com cartilagem costal ou prótese de silicone, em um único tempo cirúrgico. A técnica descrita por Nagata, de uso da fáscia temporal profunda, também pode ser usada na reconstrução da orelha, mas não é a primeira opção no caso apresentado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo