A respeito das condições e das relações de trabalho do assi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2089268 Serviço Social

A respeito das condições e das relações de trabalho do assistente social, julgue o item, considerando os fundamentos éticos da profissão. 


A autonomia profissional é um atributo a ser conquistado no espaço sócio-ocupacional e se expressa no cotidiano pela dimensão individual; dessa forma, o assistente social possui a prerrogativa de empregar esforços para ampliar a autonomia ou optar por deixar de tê-la.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com Pessanha (2016, p. 9, apud Iamamoto, 2007, p. 214), “o exercício profissional da/o assistente social se realiza por meio do trabalho assalariado alienado, polarizado entre o direcionamento que o profissional define ao seu trabalho concreto e os constrangimentos inerentes ao trabalho alienado que se repõem na forma assalariada do exercício profissional, configurando uma tensão entre projeto profissional e trabalho assalariado. Essa tensão pressupõe por um lado a afirmação da relativa autonomia da/o assistente social na condução de suas ações profissionais, e por outro, é subordinado à alienação enquanto trabalho abstrato, impondo condições sociais objetivas à autonomia profissional. A autonomia profissional da/o assistente social se ancora em um legado normativo conquistado historicamente por meio da organização e luta da categoria - Lei de Regulamentação, Código de Ética e as Diretrizes Curriculares – os quais definem atribuições/competências, parâmetros éticos-políticos para o exercício profissional, defesa da profissão e da qualidade dos serviços prestados à população, formação profissional orientada pelos fundamentos teórico-metodológicos da vida social, do trabalho profissional e na formação sócio-histórica da sociedade, dentre outros elementos norteadores do exercício profissional conferindo autonomia profissional. A expansão da margem da autonomia profissional nos espaços sócio-ocupacionais da/o assistente social requer o respaldo coletivo da categoria que sustente e fortaleça as prerrogativas legais conquistadas. Requer também um perfil da profissão dotado de competência crítica capaz de desvendar os fundamentos conservadores e tecnocráticos da “competência” presentes nas instâncias burocráticas do Estado”.

Gabarito da professora: ERRADO

Referência Bibliográfica

PESSANHA, Maria de Fátima Valentim. Trabalho, assistência social e Projeto ético-político. II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo