A respeito das condições e das relações de trabalho do assis...
A respeito das condições e das relações de trabalho do assistente social, julgue o item, considerando os fundamentos éticos da profissão.
O serviço social é regulamentado como uma profissão
liberal, mas está sujeito à alienação do trabalho, no
sentido de que o empregador controla as condições
objetivas do trabalho, como as demandas prioritárias, os
meios de trabalho e os recortes das expressões da
questão social a serem trabalhadas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Conforme Raichelis (2011) o Serviço Social “foi regulamentado historicamente como "profissão liberal", o seu exercício se realiza mediatizado por instituições públicas e privadas, tensionado pelas contradições que atravessam as classes sociais na sociedade do capital e pela condição de trabalhador assalariado, cuja atividade é submetida a normas próprias que regulam as relações de trabalho. Os dilemas da alienação são indissociáveis do trabalho assalariado e incidem no exercício profissional da/o assistente social de diferentes modos, dependendo de quem são seus empregadores - o Estado, a empresa privada, as ONGs, as entidades filantrópicas, os organismos de representação política - e da organização e gestão dos processos e relações de trabalho nos diferentes espaços sócio-ocupacionais onde realizam sua atividade”. As condições, os meios e as finalidades do trabalho profissional são mediados por interesses antagônicos e orientados pela perspectiva do empregador. O empregador apresenta o recorte das políticas a serem oferecidas, as demandas prioritárias a serem atendidas e as condições de realização do trabalho profissional. Além dos meios, dos recursos, dos programas e projetos, são disponibilizados para o trabalho profissional pelo patronato. Assim, segundo Iamamoto (2009, p. 16) “verifica-se, pois, uma tensão entre o trabalho controlado e submetido ao poder do empregador, as demandas dos sujeitos de direito e a relativa autonomia do profissional para perfilar o seu trabalho. Assim, o trabalho do assistente social encontra-se sujeito a um conjunto de determinantes externos, que fogem ao seu controle do indivíduo e impõem limites, socialmente objetivos, à consecução de um projeto profissional coletivo no cotidiano do mercado de trabalho”.
Gabarito da professora: CERTO
Referência Bibliográfica
RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Revista Serviço Social e Sociedade. nº 107, set. 2011.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPPS, Brasília – DF, 2009.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo