Há um consenso atual sobre o aumento da prevalência dos cas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1369035 Odontologia
Há um consenso atual sobre o aumento da prevalência dos casos de desgaste dentário. Essa perda na estrutura dentária após a erupção pode ocorrer por vários fatores e associações. Relacione os tipos de desgastes, na Coluna 1, com seus possíveis agentes causais, na Coluna 2.
Coluna 1 1. Atrição. 2. Abrasão. 3. Erosão. 4. Abfração.
Coluna 2 ( ) Perda da estrutura dental relacionada à ação de um agente externo como escovação dentária, uso de cachimbo, uso inadequado do fio dental ou palito. ( ) Perda da estrutura dental nas regiões cervicais por pressão repetitiva e estresse oclusal. ( ) Perda da estrutura dental causada pelo contato entre dentes antagonistas na oclusão ou mastigação, acelerada por hábitos como ranger dentes, mordida de topo ou pela qualidade do esmalte. ( ) Perda da estrutura dental causada por processo químico, exposição a ácidos presentes em alimentos, bebidas, medicamentos ou por regurgitação (bulimia).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra B - 2 – 4 – 1 – 3. Vamos entender o porquê!

1. Atrição: refere-se à perda da estrutura dental causada pelo contato entre dentes antagonistas na oclusão ou mastigação. Isso é frequentemente acelerado por hábitos como ranger os dentes ou mordida de topo. Portanto, está relacionada com a terceira descrição na Coluna 2.

2. Abrasão: é a perda da estrutura dental relacionada à ação de um agente externo, como escovação dentária, uso de cachimbo, uso inadequado do fio dental ou palito. Assim, ela corresponde à primeira descrição na Coluna 2.

3. Erosão: ocorre devido a um processo químico, como a exposição a ácidos presentes em alimentos, bebidas, medicamentos ou por regurgitação, como na bulimia. Isto se alinha com a última descrição na Coluna 2.

4. Abfração: é a perda da estrutura dental nas regiões cervicais causada por pressão repetitiva e estresse oclusal. Isso corresponde à segunda descrição na Coluna 2.

Agora, analisando as alternativas:

  • A - 1 – 2 – 3 – 4: Esta ordem associa incorretamente os tipos de desgaste e seus agentes causais.
  • B - 2 – 4 – 1 – 3: Correta! A Abrasão se associa ao agente externo, Abfração ao estresse oclusal, Atrição ao contato entre dentes e Erosão ao processo químico.
  • C - 2 – 3 – 1 – 4: Aqui, o erro está na associação entre os tipos e seus agentes, não seguindo a correta ordem de associação.
  • D - 4 – 2 – 1 – 3: Também apresenta associações incorretas.
  • E - 4 – 3 – 2 – 1: Não corresponde à correta relação entre os tipos de desgaste e seus agentes.

A questão exige que o candidato conheça os diferentes tipos de desgastes dentários e seus respectivos agentes causais, um conhecimento fundamental em odontologia, especialmente na área de cirurgia maxilofacial. Compreender como esses desgastes ocorrem é essencial para a prática clínica e para a prevenção de danos maiores aos dentes dos pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito LETRA B

Abrasão: Perda da estrutura dental relacionada à ação de um agente externo como escovação dentária, uso de cachimbo, uso inadequado do fio dental ou palito.

Abfração: Perda da estrutura dental nas regiões cervicais por pressão repetitiva e estresse oclusal.

Atrição: Perda da estrutura dental causada pelo contato entre dentes antagonistas na oclusão ou mastigação, acelerada por hábitos como ranger dentes, mordida de topo ou pela qualidade do esmalte.

Erosão: Perda da estrutura dental causada por processo químico, exposição a ácidos presentes em alimentos, bebidas, medicamentos ou por regurgitação (bulimia).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo