A teoria relativística da gravitação trata, em geral, com es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2884548 Matemática

A teoria relativística da gravitação trata, em geral, com espaço-tempo curvos. Em espaço-tempo desse tipo, os movimentos das partículas, assim como os da luz, são curvos. Entretanto, essas curvas têm uma característica comum com as linhas retas. Do mesmo modo que as linhas retas são as trajetórias mais curtas conectando dois pontos de um espaço plano, os movimentos nos espaços-tempos curvos percorrem as linhas curvas mais curtas entre dois pontos. Tais curvas são chamadas geodésicas. Por exemplo, sobre a superfície de uma esfera podemos traçar somente curvas e não linhas retas. De todas as curvas que conectam dois pontos, a mais curta é o arco de um grande círculo. Por conseguinte, as geodésicas sobre a superfície de uma esfera são os arcos de grandes círculos. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:


1. É impossível uma abordagem de natureza histórico-epistemológica no ensino da geometria, uma vez que a geometria é pobre de significados e nosso mundo pode ser explicado sempre pela geometria plana, como prova o texto acima.

2. A geometria deve ser considerada um instrumento para a compreensão, descrição e interação com o espaço em que se vive, sendo, talvez, o campo mais intuitivo e concreto da Matemática e um dos mais ligados à realidade. Uma prova disso é a aplicação da geometria não-euclidiana à cosmologia, como demonstra o texto acima.

3. Ao fazer comparações entre um espaço euclidiano e um espaço esférico, percebemos que através de um ponto dado, podemos traçar apenas uma única paralela a uma linha reta. Essa constatação é válida para qualquer espaço, euclidiano ou não.

4. A soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º, não importa o modelo de espaço adotado.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas