A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser ...
A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue o próximo item.
Considere que a análise de uma amostra de urina de um
motorista suspeito de estar sob efeito de substância psicoativa
seja realizada por CLAE com espectrômetro de massas.
Considere também que a cocaína tenha massa molecular igual
a 303 u. Nessa situação, confirmada a presença de cocaína e de
uma substância com m/z = 290 u, esta deve ser identificada
como o metabólito benzoilecgonina.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que o raciocínio seja assim..
Fazendo-se a diferença entre a massa da cocaína e a massa da substância desconhecida (303 - 290) = 13 e observando-se que a diferença entre as moléculas de cocaína e benzoilecgonina é justamente um grupo -CH pode-se concluir que esse é o composto analisado.
Apenas retificando o comentário da colega, a diferença entre a massa dos dois é de 14 unidades, porque a cocaína tem no final um COOCH3 e a benzoilecgonina um COOH, portanto a difença é de um CH2, porém sempre que um composto é analisado por CLAE-EM ele precisa ser ionizado, nesse caso ele ganha um próton (ganha um H+ - ionização branda), dessa forma, a diferença entre a cocaína e a benzoilecgonina (que ganhou mais um H+ pela ionização), cai para 13 unidades, e a questão é correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo