No que se refere à nitroglicerina — potente venodilatador —,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114405 Enfermagem
    Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
No que se refere à nitroglicerina — potente venodilatador —, é necessário que, gradativamente, seja administrada no paciente por via venosa, seguida da via intramuscular; por último, a administração deverá ser por via sublingual.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão propõe a seguinte afirmativa: “No que se refere à nitroglicerina — potente venodilatador —, é necessário que, gradativamente, seja administrada no paciente por via venosa, seguida da via intramuscular; por último, a administração deverá ser por via sublingual", estando errada.  Contextualizando, a nitroglicerina sublingual é a terapia de escolha para episódios anginosos agudos e para a profilaxia de atividades conhecidas por desencadearem angina. Para as crises hipertensivas que são acompanhadas de angina e infarto agudo do miocárdio, a nitroglicerina constitui a principal indicação, visto que possui potente efeito vasodilatador venoso, coronariano e cerebral. Tem por início de ação dois a cinco minutos após sua administração e duração de efeito de igual período de tempo. A primeira opção terapêutica consiste na nitroglicerina sublingual, que pode ser administrada num total de três doses. Em casos de pacientes com angina refratária, a droga pode ser administrada até em dose única, principalmente em casos com hipertensão. A dose inicial de nitroglicerina intravenosa é comumente instituída após o uso de três doses sublingual, sem efeito esperad e  apresenta início de ação de 2 a 5 minutos, enquanto a duração da ação é de 5 a 10 minutos. A nitroglicerina pode ser administrada através de diferentes vias, sendo a principal delas a sublingual e a intravenosa, mas havendo composições de spray translingual e adesivo transdérmico.

Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada. A nitroglicerina é um medicamento utilizado no tratamento da angina e outras condições cardíacas, e ela funciona por relaxar e dilatar as veias (ação venodilatadora) para permitir um fluxo sanguíneo mais eficiente ao coração. No entanto, a sequência sugerida de administração de nitroglicerina não é apropriada. Normalmente, a nitroglicerina é administrada por via sublingual (colocada sob a língua) para o alívio imediato dos sintomas da angina. Para o tratamento contínuo, ela pode ser fornecida em formas de liberação prolongada, como comprimidos ou adesivos transdérmicos. A administração intravenosa de nitroglicerina é reservada para situações críticas, como infarto do miocárdio, e deve ser feita somente em ambiente hospitalar. A nitroglicerina não é comumente administrada por via intramuscular. Portanto, a afirmação não está correta com relação ao método de administração da nitroglicerina.

GABARITO ERRADO A NITROGLICERINA E UM VASODILATADOR Tratamento de hipertensão pré-operatória; controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio; tratamento de angina pectoris .

Para as crises hipertensivas que são acompanhadas de angina e infarto agudo do miocárdio, a nitroglicerina constitui a principal indicação, visto que possui potente efeito vasodilatador venoso, coronariano e cerebral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo