A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642527 Farmácia

              

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue o próximo item.

Na análise de anfetaminas por CLAE com coluna de fase reversa e mistura de metanol/água como fase móvel, prevê-se a seguinte ordem de eluição: MDMA, MDA e ANF.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para a cromatografia normal, a fase estacionária é sempre POLAR e o eluente APOLAR (macete pra lembrar: o normal é ser POLAR! Bipolar não é normal). Então a cromatografia de fase reversa é o contrário, fase estacionária APOLAR e eluente POLAR.

 

Em toda cromatografia, a ordem de eluição inicia com o composto com maior afinidade pela fase móvel - no caso da CR, o primeiro composto é o mais POLAR.

Para determinar a polaridade da molécula, basta "contar" quantos grupos polares ela tem.

MDA: 3 grupos (dois O e um N)

MDMA: 2,5 grupos (dois O e "meio" N, visto que está ligado a dois carbonos, diferente do N do MDA)

ANF: 1 grupo (N)

 

Assim, a ordem de eluição será MDA, MDMA e ANF.

 

MODO DE CLASSIFICAR CORRETAMENTE FASE NORMAL E FASE REVERSA.

A MAIORIA DAS SUBSTANCIAS DE INTERESSE NA NATUREZA ESTA EM MEIO AQUOSO. OU PELO MENOS QUASE TODAS AS SUBSTANCIAS ORGANICAS. ASSIM PARA EXTRAI-LAS É NECESSARIO UM SOLVENTE APOLAR. E NADA MAIS PRATICO DO QUE USAR O PROPRIO MEIO EXTRATOR PARA SER INJETADO DIRETAMENTE NO CROMATROGRAFO. ASSIM NADA MAIS NORMAL DO QUE TOMAR A FASE EXTRATORA (ORGANICA) E, SEM MAIS PROCESSAMENTOS, INJETAR NO CROMATÓGRAFO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo