Doenças transmissíveis (DTs) são causas de mortes no Brasil ...
Doenças transmissíveis (DTs) são causas de mortes no Brasil e no mundo, especialmente na contemporaneidade com o advento das doenças emergentes e re-emergentes. Para elaborar um bom plano de educação em saúde e implementar cuidados efetivos, o enfermeiro deve dominar conhecimentos específicos de epidemiologia. Considerando o tema da epidemiologia das DTs, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Sarampo e caxumba são exemplos de DTs que podem ser transmitidas por aerossóis primários; já o escarro contendo Mycobacterium tuberculosis pode dar origem a aerossóis secundários e infectar as pessoas.
II. Realizar inquérito para descoberta de casos em uma comunidade está no âmbito da prevenção secundária.
III. No âmbito do sistema de vigilância em saúde, no caso das DTs não se aplica a “definição de caso”, pois é preciso implementar medidas imediatas para a interrupção da cadeia de transmissão.
IV. Um plano de medidas de prevenção para Brucelose, fasciolíase e febre tifoide, que objetive o enfoque no veículo que possa transportar os agentes infecciosos de tais doenças, deve propor cuidados específicos com a alimentação.
V. Plano de profilaxia para AIDS, doença de Chagas e Sífilis deve incluir cuidados voltados ao sangue para transfusão.
As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente: