Com relação às técnicas de absorção e emissão atômica e à an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642530 Medicina Legal

      A distribuição da concentração de metais em cinzas de cigarros é uma fonte importante de informação que pode ser utilizada na área forense para identificar marcas de tabaco. Com esse objetivo, as concentrações de Zn, B, Mn, Fe, Mg, Cu, Ti, Al, Sr, Ca, Ba, Na, Li e K foram determinadas em duas marcas de tabaco (A e B) por espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP-AES). Para facilitar a interpretação dos dados, foi aplicada a técnica quimiométrica de análise de componentes principais (PCA). As figuras I e II abaixo apresentam os gráficos de escores e pesos obtidos, em que PC1 é o componente principal 1 e PC2 é o componente principal 2.


Com relação às técnicas de absorção e emissão atômica e à análise dos dados acima, julgue o item a seguir.

A introdução da amostra para análise por ICP-AES requer que a amostra seja solubilizada e introduzida na tocha de plasma por meio de um nebulizador.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia os conhecimentos do candidato em química médico-legal.

Convém esclarecer primeiramente os princípios de funcionamento da análise por ICP-AES (espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente):

É uma técnica de análise química instrumental que faz uso de uma fonte de excitação de plasma de argônio a altas temperaturas (7000 - 10 000 K) para produzir, em uma amostra introduzida sob forma de neblina no centro do plasma, átomos excitados que emitem radiação em comprimentos de onda na faixa de 125 a 950 nm, característicos dos elementos nela presentes.  As radiações emitidas, após conveniente separação de seus comprimentos de onda por sistemas ópticos, têm suas intensidades respectivas medidas por meios de detectores de radiação específicos (foto multiplicadoras -PMT- ou detectores de estádo sólido - CCD ou CID). Disponível em: Wikipedia

O erro está em afirmar que é preciso que a amostra seja solubilizada e introduzida na tocha de plasma por meio de um nebulizador. Nessa técnica, podemos utilizar amostras líquidas, sólidas ou gasosas, e são variadas as maneiras de inserção, por exemplo: inserção direta, vaporizador eletrotérmico, ablação por arco, centelha ou laser, nebulização de suspensão, vaporização em descarga de emissão, geração de hidratos.

Fonte para estudo mais aprofundado da técnica: GINÉ, Maria Fernanda. Espectrometria de emissão atômica com plasma acoplado indutivamente. São Paulo. Disponível no site da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Observação: não é necessário analisar os dados apresentados pela questão (gráficos) para responder a essa questão, que exige apenas conhecimentos instrumentais sobre a técnica.

Gabarito do professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Há outros meios de introdução de amostra: geração química de vapores (vapor frio - Hg e Cd- e hidretos volpateis - Bi, Pb, As, Se, Sn, Sb, Te-), vaporização eletrotérmica amostras líquidas ou sólidas), ablação a laser / arco / centelha eletrica (amostra condutora ou semicondutora), as duas ultimas para amostras sólidas.

É uma técnica de análise química instrumental que faz uso de uma fonte de excitação de plasma de argônio a altas temperaturas (7000 - 10 000 K) para produzir, em uma amostra introduzida sob forma de neblina no centro do plasma, átomos excitados que emitem radiação em comprimentos de onda na faixa de 125 a 950 nm, característicos dos elementos nela presentes. As radiações emitidas, após conveniente separação de seus comprimentos de onda por sistemas ópticos, têm suas intensidades respectivas medidas por meios de detectores de radiação específicos (foto multiplicadoras -PMT- ou detectores de estádo sólido - CCD ou CID).

O erro está em afirmar que é preciso que a amostra seja solubilizada e introduzida na tocha de plasma por meio de um nebulizador. Nessa técnica, podemos utilizar amostras líquidas, sólidas ou gasosas, e são variadas as maneiras de inserção, por exemplo: inserção direta, vaporizador eletrotérmico, ablação por arco, centelha ou laser, nebulização de suspensão, vaporização em descarga de emissão, geração de hidratos

JUSTIFICATIVA DA BANCA :

"A redação do item diz “A introdução da amostra para análise por ICP-AES requer que a amostra seja solubilizada e introduzida na tocha de plasma por  meio de um nebulizador”. O termo “requer” indica que esse seria o único meio de introdução de amostras para análise por ICP-AES, o que não é correto,  pois a introdução das amostras sólidas no plasma pode ser realizada por meio de ablação por laser ou uso de atomização eletrotérmica, conforme descrito  em literatura especializada. "

GABARIT: ERRADA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo