Hipoxemia, hipercapnia, agitação seguida de sonolência e ta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114417 Enfermagem
    Um homem de 53 anos de idade passou por uma toracotomia para a retirada de nódulos pulmonares. O procedimento cirúrgico ocorreu sem intercorrências, com o paciente sob anestesia geral, instalação de sonda vesical de demora, dreno torácico tradicional (em selo de água) e cateter venoso central. Ele chegou à sala de recuperação sonolento, agitado, com tremores, indício de dor no curativo e pele fria. Após 15 minutos na referida sala, observou-se aumento da sonolência; diminuição da frequência respiratória (de 12 irpm na chegada para 10 irpm); aumento da frequência cardíaca (104 bpm); e diminuição da saturação de pulso de 95% para 84% (mesmo com oxigênio sob máscara simples a 3 L/min). O sangue colhido para gasometria indicou baixa de pH e PaO2 e elevação da PaCO2 .

Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente, relativos a cuidados de enfermagem. 
Hipoxemia, hipercapnia, agitação seguida de sonolência e taquicardia são indicadores do diagnóstico de enfermagem da NANDA-I Troca de gases prejudicada, relacionada a dor e ao desequilíbrio ventilação-perfusão. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Troca de gases prejudicada é o excesso ou déficit na oxigenação e/ou na eliminação de dióxido de carbono na membrana alveolocapilar.

Esse diagnóstico tem como características definidoras o batimento de asa do nariz, cefaleia ao acordar, confusão, cor da pele anormal, diaforese (sudorese intensa), diminuição do nível de dióxido de carbono (CO2), dispneia, gasometria arterial anormal, hipercapnia, hipoxemia, hipóxia, inquietação, irritabilidade, padrão respiratório anormal, perturbação visual, pH arterial anormal, sonolência e taquicardia.


Gabarito do Professor: CERTO


Bibliografia

Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020 [recurso eletrônico] / [NANDA International]; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros... [et al.]. – 11. ed. – Porto Alegre: Artmed,Editado como livro impresso em 2018.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. A NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association) fornece terminologia padronizada para permitir que os enfermeiros descrevam, documentem e comunique os cuidados que os pacientes necessitam. No contexto do caso apresentado, o paciente apresenta sinais de hipoxemia (baixa saturação de oxigênio no sangue), hipercapnia (elevada quantidade de dióxido de carbono no sangue), agitação seguida de sonolência e taquicardia (freqüência cardíaca elevada). Esses são todos indicadores de "Troca de gases prejudicada", que é um diagnóstico de enfermagem NANDA-I. Este diagnóstico é normalmente relacionado a uma dor e a um desequilíbrio ventilação-perfusão, como no caso do paciente que acabou de passar por uma cirurgia torácica. Nesse cenário, a dor pode limitar a capacidade do paciente de respirar profundamente, prejudicando a ventilação, enquanto o desequilíbrio ventilação-perfusão pode ocorrer se a cirurgia afetou a capacidade dos pulmões de oxigenar o sangue adequadamente.

HIPOXEMIA: redução do oxigênio circulante aderido a hemácia (pode ser atribuído ao local muito frio, sangramento ativo). Quando temos essa redução o cérebro é o órgão mais acometido, pois é o que mais consome glicose e oxigênio. A falta de ambos leva um quadro de AGITAÇÃO.

HIPERCAPNIA: associada a maio retenção de CO2 a nível alveolar.

Na tentativa de compensar isso tudo, o coração acelera, o que gera uma taquicardia, mas não associada a fatores cardíacos, mas compensatórios.

Diagnóstico:

Troca de gases: a nível alveolar a troca não está sendo realizada, por conta de redução do fluxo sanguíneo e retenção de CO2.

A questão pediu os FATORES RELACIONADOS, caso fosse o contrário: FATORES DE EVIDÊNCIA, seriam: agitação, sonolência, hipotermia, hipercapnia.

Devemos estar atentos quanto aos termos médicos, e afastar do diagnóstico de enfermagem esses termos. O diagnóstico de enfermagem deve demostrar a fisiopatologia da doença, seus mecanismos de ação e possíveis gatilhos associados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo