Com relação ao tratamento expectante, analise as afirmativas...
( ) É indicado na restauração de lesões de cárie profundas, nas quais há risco de exposição pulpar. ( ) A remoção de dentina cariada é realizada em 2 sessões com intervalos que podem chegar a 6 meses. ( ) É indicado apenas para dentes decíduos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão em que se discute o tratamento expectante, uma abordagem importante na Dentística. O tratamento expectante envolve uma técnica minimamente invasiva, especialmente em casos de lesões de cárie profundas, onde há risco de exposição pulpar.
Alternativa correta: D - V – V – F
Justificativa:
- Primeira afirmativa: Verdadeira. O tratamento expectante é, de fato, indicado para restaurações de lesões de cárie profundas, especialmente para evitar a exposição direta da polpa dentária. Isso permite que a dentina remanescente se recupere de forma natural, minimizando o risco de tratamento endodôntico.
- Segunda afirmativa: Verdadeira. A técnica do tratamento expectante pode envolver a remoção de dentina cariada em duas sessões, com intervalos que podem ser longos, de até 6 meses. Durante esse tempo, a dentina afetada pode remineralizar, e a polpa pode desenvolver uma proteção natural.
- Terceira afirmativa: Falsa. O tratamento expectante não é restrito apenas aos dentes decíduos; ele pode ser utilizado também em dentes permanentes, desde que o critério clínico indique que essa é a melhor abordagem para a preservação da vitalidade pulpar.
Análise das alternativas incorretas:
- Alternativa A - V – F – V: A segunda afirmativa é verdadeira, não falsa.
- Alternativa B - V – V – V: A terceira afirmativa é falsa, não verdadeira.
- Alternativa C - F – F – F: As duas primeiras afirmativas são verdadeiras, não falsas.
- Alternativa E - V – F – F: A segunda afirmativa é verdadeira, não falsa.
Compreender a técnica do tratamento expectante é crucial para uma abordagem conservadora em odontologia, preservando a saúde pulpar sempre que possível.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tratamento pulpar indireto pode ser realizado em sessão única (capeamento pulpar indireto) ou em duas ou mais sessões (escavação gradativa ou tratamento expectante). A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada uma restauração definitiva. Já a escavação gradativa ou tratamento expectante é realizado em duas ou mais sessões e tem como objetivo, propiciar condições para uma resposta biológica da polpa por meio da produção da dentina terciária sendo a cavidade vedada por uma restauração provisória.
Podendo chegar até 6 meses?! Pra mim seria entre 45-60 dias.
"Podem chegar a 6 meses", ou seja, não necessariamente 6 meses, pode ser menos. Na graduação aprendemos 45 dias.
Alguns artigos já mostram eficiencia da tecnica expectante com 30 dias!! Muito relativa essa questão, parece que puxaram a referencia da decada de 80!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo