Mesmo dentro de um contexto de turbulências econômicas, polí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Q1238384 Nutrição
Mesmo dentro de um contexto de turbulências econômicas, políticas e sociais, o Brasil mudou substancialmente nos últimos cinquenta anos, seja por conta de fatores externos, derivados de um mundo progressivamente globalizado, seja pelo desenvolvimento autônomo de circunstâncias e processos históricos e culturais próprios do que se pode chamar de modelo brasileiro. M. Batista Filho e A. Rissin. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(Sup. 1): S181-S191, 2003 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando a evolução do estado nutricional da população brasileira, julgue os itens a seguir.
Inquéritos nacionais a partir da década de 90 do século passado revelaram que pessoas com menor renda e baixo nível de escolaridade apresentam os menores valores do índice de massa corporal, o que indica uma correlação positiva entre os parâmetros econômico-sociais e o estado nutricional.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

indica uma correlação positiva (negativa)

essa correlação 'negativa' seria porque estão relacionando os menores valores ?

Questão confusa

Errei, então fui procurar o artigo citado e trouxe um trecho que resume basicamente o que acontece a partir da década de 90:

"A partir dos 18 anos de idade, o problema emergente seria, de fato, a questão do sobrepeso e da obesidade. Nesse aspecto, o problema apresenta, na década de 90, uma característica inesperada, passando a apresentar freqüências mais elevadas nos estratos de renda mais baixa. A mobilidade social do sobrepeso e, sobretudo, da obesidade, com tendência à redução no quartil de renda mais elevada e deslocamento crescente para as famílias classificadas nos estratos econômicos mais baixos confere, por assim dizer, a característica epidemiológica marcante do processo de transição nutricional da população brasileira."

O que está descrito no enunciado nos leva a pensar que há de fato uma correlação positiva. Ou seja, mais pobre, menor IMC. Mais rico, maior IMC. Mas não é essa conclusão que o estudo chega. Logo, o enunciado está errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo