Com relação à incidência e tratamento de dentes impactados, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845946 Odontologia
Com relação à incidência e tratamento de dentes impactados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os terceiros molares são os dentes mais frequentemente impactados, seguidos pelos caninos maxilares. II. Deficiências endócrinas, como hipotireoidismo podem estar associadas com a impacção dentária. III. Terceiros molares impactados em pacientes de 18 anos de idade já não possuem mais chances de erupcionar por completo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - I e II, somente.

Análise da afirmação I: Os terceiros molares são de fato os dentes mais frequentemente impactados, seguidos pelos caninos maxilares. Isso ocorre devido à falta de espaço no arco dentário para a erupção dos terceiros molares, além de fatores genéticos e evolutivos. Portanto, a afirmativa I está correta.

Análise da afirmação II: Deficiências endócrinas, como o hipotireoidismo, podem sim estar associadas à impacção dentária. Distúrbios hormonais podem afetar o desenvolvimento e a erupção dos dentes. Portanto, a afirmativa II também está correta.

Análise da afirmação III: A afirmativa III está incorreta. Terceiros molares impactados em pacientes de 18 anos ainda podem erupcionar completamente, pois a erupção dos dentes do siso pode ocorrer até os 25 anos ou até mais tarde em alguns casos. A idade de 18 anos não é um limite absoluto para a erupção completa desses dentes.

Conclusão: As alternativas corretas são I e II, justificando a escolha da alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

essa do hipotireoidismo eu não sabia, show!

Item I. Os terceiros molares são os mais frequentemente impactados, porque são os últimos a irromper; assim, são mais propensos a ter espaço inadequado para erupção. Na região anterior da maxila, o canino é também comumente impedido de irromper pelo apinhamento de outros dentes. O canino normalmente irrompe depois do incisivo lateral maxilar e do primeiro pré-molar maxilar.

Item II. É importante lembrar que a média de idade da erupção completa é aos 20 anos, mas que a erupção continua a ocorrer até os 25 anos de idade. Um dente que parece estar com impactação mesioangular aos 17 anos de idade pode eventualmente se tornar mais vertical e irromper na boca. 

Item III. As alterações bucais encontradas no hipotireoidismo são: hipoplasia condilar, atresia maxilar ou mandibular, prognatismo maxilar, maloclusão, hipoplasia de esmalte e dentina, retardo na erupção dentária e no desenvolvimento radicular, hipossalivação, macroglossia, demora maior na reparação dos tecidos e cicatrização de úlceras em boca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo