Entre as medidas preventivas de infecções associadas à assi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114433 Enfermagem
Em relação ao risco biológico e às medidas básicas de precaução para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde, julgue o item seguinte. 
Entre as medidas preventivas de infecções associadas à assistência à saúde (IrAS), incluem-se a higienização das mãos, a utilização correta de precauções e de isolamento, a limpeza e a desinfecção de ambientes e superfícies e o uso de técnicas seguras de inserção e manutenção de dispositivos invasivos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores


Os riscos biológicos ocorrem por meio de microrganismos (vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos) que em contato com o homem, podem provocar doenças. Algumas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos, como no caso das indústrias de alimentação, hospitais, coleta de lixo, laboratórios, entre outras. Entre as medidas preventivas para as infecções associadas à assistência à saúde (IRAS), estão a higienização das mãos, aplicação de desinfetante correto para limpeza de superfícies e equipamentos, aplicar precauções padrão no contato com paciente, proporcionar  educação em saúde,  manter adequada proporção de equipe de enfermagem/ paciente, contínua monitorização e vigilância de infecção, além de fazer uso de técnicas seguras de inserção e manutenção de dispositivos invasivos.


Gabarito: CERTO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. As medidas preventivas de infecções associadas à assistência à saúde (IrAS) incluem diversas estratégias para minimizar a propagação de germes e doenças no ambiente de cuidados de saúde. Entre estas estratégias estão a higienização adequada das mãos, que é uma das formas mais eficazes de prevenir a transmissão de germes; a utilização correta de precauções e de isolamento, que ajuda a evitar o contato direto com os germes; a limpeza e a desinfecção de ambientes e superfícies, que contribui para a redução da quantidade de germes presentes; e o uso de técnicas seguras de inserção e manutenção de dispositivos invasivos, que previne a introdução de germes no corpo do paciente. Portanto, todas as medidas citadas na questão são relevantes para a prevenção de IrAS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo