Considerando essa situação hipotética, julgue o item a segui...
Para apoiar a elicitação dos requisitos e o desenvolvimento de um novo sistema, foram construídos protótipos de alta fidelidade das funcionalidades do sistema. Requisitos não funcionais apontados como muito importantes pelo cliente estão ligados à característica de usabilidade. Para a garantia da qualidade do sistema, o gerente do projeto determinou que se utilizasse para a validação dos requisitos a técnica de Walkthrough. Finalmente, para o desenvolvimento do produto de software, foi escolhida a abordagem orientada a objetos e a metodologia proposta pelo Processo Unificado, de acordo com o modelo derivado da empresa Rational (RUP).
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de engenharia de software.
Para atender ao requisito de usabilidade, os desenvolvedores
devem estar atentos a aspectos como acessibilidade,
aprendizagem e proteção contra erros dos usuários na
utilização do sistema.
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A alternativa correta é: C - certo.
Vamos entender o motivo por trás dessa resposta.
A questão aborda aspectos importantes da usabilidade em sistemas de software, especialmente no contexto de requisitos não funcionais. A usabilidade é uma medida de quão fácil e agradável é para os usuários interagirem com um sistema.
Para responder corretamente a essa questão, você precisa ter em mente os seguintes conceitos:
- Acessibilidade: Refere-se à capacidade do sistema de ser utilizado por pessoas com o maior grau possível de independência, incluindo aquelas com deficiências. A acessibilidade garante que todos os usuários possam interagir com o sistema sem dificuldades.
- Aprendizagem: Trata-se da facilidade com que novos usuários podem aprender a usar o sistema. Um sistema com alta usabilidade deve ser intuitivo e ter uma curva de aprendizado suave.
- Proteção contra erros: Envolve a capacidade do sistema de ajudar os usuários a evitar erros e, quando erros ocorrem, de facilitar a recuperação deles. Isso inclui mensagens de erro claras e a possibilidade de desfazer ações.
A alternativa C - certo é correta porque menciona justamente esses aspectos fundamentais para atender ao requisito de usabilidade. Os desenvolvedores devem, de fato, prestar atenção à acessibilidade, aprendizagem e proteção contra erros para garantir que o sistema seja usável e eficiente para todos os usuários.
Por outro lado, se a alternativa fosse 'E - errado', estaríamos negando que esses aspectos são importantes para a usabilidade, o que não seria coerente com os princípios de design de sistemas de qualidade.
Concluímos, então, que a usabilidade é um aspecto crítico de sistemas de software, e os desenvolvedores devem garantir que todos os pontos mencionados sejam atendidos para proporcionar uma boa experiência ao usuário.
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A capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições especificadas.
Note que este conceito é bastante abrangente e se aplica mesmo a programas que não possuem uma interface para o usuário final. Por exemplo, um programa executado por uma ferramenta de programação de processos também pode ser avaliado quanto a sua usabilidade, no que diz respeito a ser facilmente compreendido, aprendido, etc. Além disto, a operação de um sistema é uma Interface Humano-Computador (ver ) sujeita às avaliações de usabilidade.
Suas subcaracterísticas são:
- Inteligibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário compreender se o software é apropriado e como ele pode ser usado para tarefas e condições de uso específicas.
- Apreensibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário aprender sua aplicação.
- Operacionalidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário operá-lo e controlá-lo.
- Proteção frente a erros de usuários: como produto consegue prevenir erros dos usuários;
- Estética/Atratividade: Capacidade do produto atrair um potencial usuário para o sistema, o que pode incluir desde a adequação das informações prestadas para o usuário até os requintes visuais utilizados na sua interface gráfica;
- Acessibilidade: refere-se a prática inclusiva de fazer softwares que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os softwares são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidades;
- Conformidade: Relacionado a capacidade do produto de apresentar normalidade quanto às convenções, guias ou regras/regulamentações relacionadas à usabilidade.
Qualidade de Software:
1-Funcionalidade;
- Adequação;
- Acurácia;
- Interoperabilidade;
- Segurança;
- Conformidade.
2-Confiabilidade;
- Maturidade;
- Tolerância a falhas;
- Recuperabilidade.
3-Usabilidade;
- Inteligibilidade;
- Apreensibilidade;
- Operacionalidade;
- Proteção frente a erros de usuários;
- Estética/Atratividade;
- Acessibilidade.
4-Eficiência;
- Comportamento em relação ao tempo;
- Utilização de recursos.
5-Manutenebilidade;
- Analisabiliadade;
- Modificabilidade;
- Estabilidade;
- Testabilidade.
6-Portabilidade.
- Adaptabilidade;
- Capacidade para ser instalado
- Coexistência;
- Capacidade para substituir.
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