Um exemplo de erro sistemático pode ser:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Erro Sistemático
Se a distribuição dos pontos deixa de apresentar oscilação em torno da média, tem-se então, um desvio do esperado na distribuição normal e é sistemático, caracterizando, algumas vezes, um erro dessa natureza. Pode haver erro sistemático quando:
– os valores do controle excedem algum limite em uma quantidade específica de observações consecutivas;
– os valores do controle estão no mesmo lado da média em sete dias consecutivos, sem necessariamente ultrapassarem os limites.
– os valores do controle em sete dias consecutivos mostrarão uma tendência crescente ou decrescente, não necessariamente ultrapassando algum limite.
O erro sistemático é o tipo mais frequente, em geral, decorrente de problemas persistentes e mais fáceis de serem descobertos e solucionados. Eles têm uma direção certa (para mais, ou para menos) e se relacionam com as variações da média.
---
Gabarito: D
O chefe é muito sistemático. Só porque eu criei várias medidas com desvio padrão pequeno, mas descentralizadas, e ele vem perturbar!
Meu raciocínio para resolver a questão foi o seguinte:Letra C e E já estão erradas de cara, uma vez que erros não são bons para nenhum processo.
Letra B: Um grande desvio padrão significa que ocorre uma grande discordâncias dos resultados entre si. Isso está mais associado a precisão, que por conseguinte está relacionado ao erro do tipo aleatório. Tendo isso em vista, descartei a opção, pois o enunciado fala em erro sistemático.
Letra A está relacionada ao erro aleatório, mesma explicação da letra B, a dispersão de medidas estão mais relacionadas a desvio padrão.
Letra D: Se o desvio padrão é pequeno significa que o erro aleatório também é pequeno... ''Mas descentralizado'' (foi esse termo que me fez matar a questão - uma vez que descentralização está relacionado a exatidão, haja vista que a exatidão está relacionada com a diferença entre a média dos valores experimentais obtidos e o valor de referência. Bem grosseiramente falando a exatidão é representada pelo centro do alvo de um tabuleiro de dardo. Se os valores experimentais estão dispersos em relação ao centro, isto é, bem descentralizados, significa que a exatidão dos resultados está afetada. É exatamente isso que os erros sistemáticos fazem – afetam a exatidão.
O erro sistemático é uma das parcelas do erro de medição e se apresenta como uma descentralização em relação ao valor verdadeiro. Portanto, a alternativa D é a correta. Mas vamos entender melhor as parcelas do erro de medição.
O erro de medição é composto pela soma de duas parcelas: o erro sistemático e o erro aleatório. O erro sistemático é a parcela previsível do erro de medição e, em número infinito de medições, corresponde ao erro médio. Desde que conhecido, o erro sistemático pode ser compensado. Por exemplo, em uma balança que sempre indica 2 kg
a mais (erro sistemático), podemos realizar uma medição e subtrair esse valor para encontrar um resultado mais próximo do valor verdadeiro.
O erro aleatório é a parcela imprevisível do erro de medição, responsável pela variação encontrada nas medições repetidas. Ele pode ser quantificado por medidas de dispersão, como a incerteza-padrão (desvio-padrão), a repetitividade ou a reprodutibilidade. Esse tipo de erro é causado por inúmeras variáveis desconhecidas ou inevitáveis, externas ou internas ao sistema de medição, e por isso não pode ser compensado. Entretanto, com uma metodologia adequada, o erro aleatório pode ser minimizado.
Sabendo disso, podemos concluir que uma grande dispersão de medidas (alternativa A) e um grande desvio padrão das medidas (alternativa B) são características do erro aleatório. Além disso, erros de medição não são ideias para nenhum tipo de processo, o que torna as alternativas C e D incorretas.
Gabarito: Alternativa D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo