O balanço de energia de uma dada superfície vegetada pode se...
O balanço de energia de uma dada superfície vegetada pode ser dado pela seguinte equação (HEWLETT & NUTTER, 1969): Rn – H – β – LvE – P = 0 (em que: Rn = radiação líquida; H = convecção – troca de calor sensível com a atmosfera; β = condução – transferência de calor para o solo, para as árvores; LvE = calor latente de evapotranspiração; P = energia utilizada na fotossíntese e respiração). Com base nessa equação, considere as seguintes afirmativas:
1. Todos os componentes da equação podem ser positivos ou negativos, dependendo da hora do dia. A soma algébrica desses componentes, todavia, deve ser igual a zero em qualquer instante.
2. O fenômeno de convecção de energia (H) ocorre toda vez que o ar (ou um fluido qualquer) se move através de uma superfície.
3. Condução (β), do ponto de vista hidrológico, é um componente do balanço de energia que representa um elemento de armazenamento, atuando como absorvedor de calor durante períodos de alta radiação (período diurno, período de verão), e como fonte de calor durante períodos sem radiação (noite, inverno), quando pode alimentar, por exemplo, a transpiração noturna.
4. A diferença entre a radiação que chega e a que se perde é chamada de “radiação líquida” (Rn), e é esse saldo de energia que mantém a biosfera em atividade.
5. O baixo índice de calor específico da água faz com que sua capacidade térmica seja cerca de 20 vezes maior que a do gelo e a da rocha, 3.000 vezes menor que a da madeira, e cerca de 10 vezes maior que a do ar. Por essa razão, o calor latente (LvE) armazenado na parte aérea de uma floresta é elevado.
Assinale a alternativa correta.