Considerando desenvolvimento do sistema descrito nessa situa...
Para acelerar os resultados e as entregas do desenvolvimento de um sistema, optou-se pelo uso de metodologias ágeis e pelo emprego de um quadro Kanban (lista de atividades para fazer, fazendo e prontas). Para a modelagem visual do sistema, optou-se pela linguagem de modelagem unificada (UML 2.2) como apoio à análise e ao projeto orientado a objetos. O gerente do projeto deseja adotar o padrão de arquitetura modelo-visão-controle (MVC), buscando um baixo acoplamento entre os componentes da aplicação.
Considerando desenvolvimento do sistema descrito nessa situação hipotética bem como os conceitos de engenharia de software, julgue o item que se segue.
Para medir o tempo de condução (lead time) de uma das
Sprints do sistema, deve ser selecionada no quadro Kanban
uma Sprint da situação Fazendo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
A assertiva apresenta um equívoco ao relacionar o conceito de lead time com a seleção de uma Sprint no estado "Fazendo" no quadro Kanban. Vamos esclarecer os conceitos para compreender o erro na afirmação.
O lead time, em metodologias ágeis, refere-se ao tempo total necessário para mover uma tarefa desde o início até a sua conclusão. No contexto do Kanban, ele é medido desde o momento em que o trabalho começa no primeiro estágio do fluxo de trabalho até que ele seja entregue ou marcado como concluído no último estágio.
Já o termo Sprint é um conceito específico da metodologia Scrum, que representa um intervalo de tempo fixo durante o qual um conjunto de atividades deve ser executado e entregue. O Kanban, por outro lado, não tem o conceito de Sprints, pois é um método de fluxo contínuo, focado na visualização do trabalho e na otimização do fluxo de tarefas.
Portanto, ao falar em medir o lead time de uma Sprint usando o quadro Kanban, a afirmação mistura conceitos que pertencem a metodologias diferentes. O correto seria medir o lead time de uma tarefa individual ou de um conjunto de tarefas, desde a sua entrada no quadro até a sua conclusão, independentemente de ser uma Sprint ou não.
Para entender melhor, imagine que uma tarefa é adicionada ao quadro Kanban na coluna "Para Fazer" e, após alguns dias, é movida para "Fazendo" e, em seguida, para "Pronto". O lead time seria o tempo total desde o momento em que a tarefa foi adicionada ao quadro até o momento em que foi movida para "Pronto".
Sendo assim, a alternativa correta é a letra E, pois a afirmação está errada ao propor medir o lead time de uma Sprint no contexto do Kanban, que não opera com o conceito de Sprints.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão mal formulada..
Lead time is essentially the time it takes for the input to move through all the operations to the finish line. In Kanban terms, the total time taken for the delegated task to reach the right-most column.
https://kissflow.com/project/agile/lead-time-vs-cycle-time-in-kanban/
Principais métricas Kanban:
O Lead Time é essencialmente o tempo que leva para a entrada passar por todas as operações até a linha de chegada. Em termos Kanban, o tempo total necessário para a tarefa delegada chegar à coluna mais à direita. Permite ao cliente saber o tempo total, inclui o tempo que a tarefa esteve na coluna "a fazer".
Cycle Time é o tempo que um card leva para ser entregue a partir do momento em que começou a ser trabalhado (coluna fazendo). Permite ao time saber o tempo que a tarefa levou para ser concluído desde o momento que iniciou a ser feita, e não posta no quadro.
O Throughput é a quantidade cards de um quadro kanban entregues num determinado período de tempo.
O WIP, sigla para Work In Progress, é uma métrica que tem o objetivo de contabilizar a quantidade de cards em que o time trabalha simultaneamente.
A Lei de Little é uma conhecida fórmula que relaciona Throughput, Lead Time e WIP. A ideia é que qualquer uma dessas três métricas possa ser definida desde que tenhamos o valor das outras duas. Esta fórmula é definida da seguinte forma:
Lead Time = WIP / Throughput
Para respodender esse item, vamos fazer uma analogia do quadro Kanban com uma linha de montagem. Nessa linha de montagem, no ínicio dela colocamos o trabalho que é para fazer. No meio dela, temos o trabalho que está sendo feito e no fim dela o produto chega pronto.
Esse período em que o item entra na "esteira" até que ela esteja pronto chamamos de tempo de condução (lead time), ou seja, o lead time é: o período entre o surgimento de uma nova tarefa em seu fluxo de trabalho e sua partida final do sistema.
Agora, iniciamos um novo projeto, quando ele assume o estágio fazendo, significa que alguém está trabalhando nele. O nome que se dá a isso é tempo de ciclo.
Portanto, o tempo de ciclo se inicia quando uma nova tarefa entra no estágio de “fazendo” e alguém está, de fato, trabalho nela.
Um outro detalhe é que no Kanban, diferentemente do Scrum, que trabalha com períodos de trabalho fixo, ou seja perídos iguais de sprintfs, não temos um fluxo de trabalho de planejamento fixo.
Gabarito: Errado
Fonte: tecconcursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo