Em qual das opções, o sujeito da oração é oculto?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
A) Júlio, no clube, falaram mal de você.
Sujeito indeterminado: O verbo "falaram" não possui referência na oração e está na 3ª pessoa do plural
Não consiguimos apontar quem falou mal.
B) Embaixo da árvore havia pedras espalhadas.
Sujeito simples: Pedras
C) Apertamo-nos as mãos amigavelmente.
Sujeito Indeterminado:
.Não aparece na oração
.Não possui referência na oração
D) Não faz muito tempo, houve ali um motim.
Oração sem sujeito
.Fazer/ser/estar no sentido de tempo cronológico
E) Trabalha-se de dia, descansa-se à noite.
Sujeito indeterminado
. Verbo na 3ª pessoa do singular + SE
a) Júlio, no clube, falaram mal de você. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Na oração que se apresentou nesta alternativa, formada por verbo empregado na 3ª pessoa do plural, sem indicação próxima a ele dos autores da ação verbal, o sujeito é indeterminado.
b) Embaixo da árvore havia pedras espalhadas. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Na oração que se apresentou nesta alternativa, formada pelo verbo HAVER, empregado com sentido de EXISTIR, o sujeito é inexistente.
c) Apertamo-nos as mãos amigavelmente. ⇒ ALTERNATIVA CORRETA. Na oração que se apresentou nesta alternativa, o sujeito da forma verbal Apertamos, cuja consoante final foi suprimida em decorrência da ênclise do pronome átono nos, o sujeito está indicado pela desinência número-pessoal do verbo e se classifica em sujeito oculto (ou desinencial, ou elíptico, ou implícito). Esta é a resposta da questão.
d) Não faz muito tempo, houve ali um motim. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Na primeira oração (Não faz muito tempo) formada pelo verbo FAZER empregado em expressão indicativa de tempo transcorrido, o sujeito é inexistente. Igualmente é inexistente na segunda oração, formada pelo verbo HAVER, empregado com sentido de EXISTIR.
e) Trabalha-se de dia, descansa-se à noite. ⇒ ALTERNATIVA INCORRETA. Na primeira oração (Trabalha-se de dia) formada por verbo empregado na 3ª pessoa do singular e acompanhado do pronome se, o sujeito é indeterminado. Igualmente é indeterminado na segunda oração (descansa-se à noite), formada por verbo empregado na 3ª pessoa do singular e acompanhado do pronome se.
FONTE: TEC CONCURSOS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo