Em soluções de surfactantes, é denominada de concentração m...
Texto para a questão.
Surfactantes ou agentes tensoativos são moléculas que se associam espontaneamente, em solução aquosa, a partir de uma determinada concentração. Apresentam uma região apolar e outra polar, ou iônica, e podem ser divididos em neutros ou iônicos. Os tensoativos iônicos podem ser catiônicos ou aniônicos ou, ainda, anfóteros, quando ambas as cargas estão presentes no surfactante. Em soluções diluídas, as moléculas dos surfactantes apresentam-se dispersas e, em soluções mais concentradas, organizam-se em agregados moleculares, que geralmente contêm de 50 a 100 moléculas, denominadas de micelas.
I. M. Rizzatti, D. R. Zanette e L. C. Mello. Determinação
potenciométrica da concentração micelar crítica de
surfactantes: uma nova aplicação metodológica
no ensino de química. In: Química Nova, v. 32,
n.° 2, 2009, p. 518-521 (com adaptações).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Essas estruturas crescem na solução e são chamadas de micelas. Para cada tipo de surfactante existe uma concentração em que todas as superfícies estão ocupadas e a quantidade em excesso de surfactante atinge uma concentração mínima que promove o início de formação das micelas. Essa concentração é chamada de concentração micelar crítica (CMC).
B) INCORRETA - Como explicado acima, a CMC é a concentração em que se inicia a formação das micelas e não a sua precipitação.
C) CORRETA - Como definido no texto acima, a CMC é a concentração em que se inicia o processo de formação das micelas, que é uma propriedade físico-química intrínseca e característica do surfactante a uma dada temperatura e concentração eletrolítica.
Gabarito do Professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo