O processo de limpeza com o uso de sabões pode ser prejudic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q920476 Química

Texto para a  questão.


    A exploração, em sala de aula, do tema sabões e detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por se tratar de um tema organizador relacionado a seu cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo pensante, promovendo o papel do professor a mediador e orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel desempenhado pela escola e contribui com o processo de aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a equação genérica seguinte descreve o processo de saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.




C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola, n.° 12, nov./2000 (com adaptações).
O processo de limpeza com o uso de sabões pode ser prejudicado se for realizado em água dura por se tratar de água
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão abrange conceitos relacionados à produção de sabões e água dura. Uma água é considerada dura quando há a presença, principalmente, de cálcio e magnésio, além de outros cátions como ferro, manganês, estrôncio, zinco, alumínio, hidrogênio, etc, associados a ânions carbonato (mais propriamente bicarbonato, que é mais solúvel) e sulfato, além de outros ânions. O processo de ação do sabão pode ser prejudicado em água dura devido à presença desses íons. O sabão é formado pelo processo de saponificação, de acordo com a reação mostrada no enunciado, em que óleos ou gorduras reagem com a base NaOH para a formação do sabão (3RCOONa) e do glicerol (C3H8O3). Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

A) CORRETA - A água dura é rica em sais de cálcio e magnésio, que reagem com o ânion do sabão, formando sais insolúveis, como mostrado abaixo:
Dessa forma, o processo de limpeza pode ser prejudicado.


B) INCORRETA - A água dura possui pH alcalino, acima de 7,0, pH no qual o sabão é eficiente. O pH, nesse caso, não interfere na interação entre a gordura e a região apolar do sabão. Os cátions presentes na água dura que afetam a ação da limpeza pois reagem com os ânions do sabão formando precipitado.

C) INCORRETA - A água dura contém cálcio dissolvido e sais de magnésio, que reagem com os ânions do sabão formando precipitado, e, dessa forma, impedem a interação entre a gordura e a parte apolar do sabão, o que interfere no processo de formação de micelas em que a parte apolar da molécula do sabão envolve a gordura, que fica circundada pela parte polar, que interage com água.

D) INCORRETA - A água dura possui pH alcalino, acima de 7,0, pH no qual o sabão é eficiente. O pH, nesse caso, não interfere na ação de limpeza do sabão, que acontece devido à interação da gordura com a região apolar das moléculas de sabão. A glicerina, como mostrado na reação do enunciado, é um produto da reação de formação do sabão, solúvel em água, que pode estar presente na formulação de alguns sabões devido às suas propriedades umectantes e não por auxiliar na ação de limpeza.

E) INCORRETA - Conforme mostrado na alternativa A, os íons cálcio e magnésio reagem com o sabão formando sais insolúveis e não hidróxidos. Para que houvesse a formação de hidróxidos (XOH), seria necessária a presença de ânions hidroxila na molécula de sabão. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A água dura é aquela que possui sais de cátions cálcio (Ca2+(aq)), magnésio (Mg2+(aq)) e ferro II (Fe2+(aq)), que são insolúveis em água e reagem com os ânions dos sabões, produzindo compostos insolúveis. "


A rica em sais de cálcio e magnésio, que reagem com o sabão, formando sais menos solúveis que sais de sódio. (GABARITO)

B A PARTE POLAR (ÂNION) DA MOLÉCULA DE SABÃO SERÁ NEUTRALIZADA PELOS SAIS DA ÁGUA DURA IMPEDINDO A ação anfifílica de limpeza, de interação entre as gorduras e as moléculas de sabão.

C que contém cálcio dissolvido e sais de magnésio, impedindo a FORMAÇÃO DE MICÉLAS COM os compostos de gordura.

D A ÁGUA DURA ESTÁ MAIS ASSOCIADA À NEUTRALIZAÇÃO DA MOLÉCULA DE SABÃO DO QUE COM O pH, E A GLICERINA PODE OU NÃO SER RETIRADA DO PRODUTO FINAL, ELA TEM A PROPRIEDADE DE HIDRATAÇÃO DA PELE, NÃO TENTO PORTANTO, AÇÃO DIRETA NA LIMPEZA.

E em que os íons cálcio e magnésio impedem a ação das moléculas do sabão, formando COMPOSTOS insolúveis ricos em íons cálcio e magnésio. PARA SE FORMAR UM HIDRÓXIDO É NECESSÁRIA UMA LIGAÇÃO ENTRA CÁTION E UM GRUPAMENTO HIDROXILA (OH-), E, NO SABÃO NÃO HÁ HIDROXILA.


https://www.infoescola.com/quimica/hidroxidos/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/Agua-mole-Agua-dura.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo