A proteção catódica é um método utilizado para a proteç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q920483 Química

A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja-se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando-se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais-padrão de redução (E°) de algumas espécies.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para a resolução desta questão é importante saber o conceito de proteção catódica. Esse processo consiste na proteção de estruturas metálicas que podem sofrer corrosão. A proteção é feita com um metal de sacrifício que possui um potencial de oxidação maior do que o potencial de oxidação do metal a ser protegido, para que atue como ânodo no processo. Dessa forma, o metal de sacrifício sofre oxidação no lugar do metal protegido (cátodo). Com base nesse conceito, observemos a análise das alternativas:

A) INCORRETA - Como dito acima, é necessário que o metal de sacrifício sofra oxidação, ou seja, tenha um menor potencial de redução do que o metal a ser protegido. O cobre apresenta maior potencial de redução do que o ferro, logo, não pode ser utilizado.

B) INCORRETA - O estanho apresenta maior potencial de redução, quando comparado ao ferro, logo, ele sofreria redução, o que causaria a oxidação indesejada do ferro.

C) INCORRETA - O zinco apresenta potencial de redução menor que o ferro, ou seja, sofre oxidação no lugar do ferro, atuando como ânodo e não como cátodo de sacrifício.

D) CORRETA - O alumínio apresenta menor potencial de redução do que o ferro e dessa forma, sofre oxidação, causando a redução do ferro. Sendo assim, ele protege o ferro e atua como um ânodo de sacrifício.

E) INCORRETA - O magnésio apresenta menor potencial de redução do que o ferro, logo, ele sofreria oxidação e não redução para a proteção do ferro.

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para atuar como metal de sacrifício, tem que ser um metal que se oxide mais. Na tabela, estão apresentados os potenciais de redução. Para verificar aquele que apresenta maior potencial de oxidação é só inverter os valores. 

 

 Mg > Al > Zn > Fe > Sn > Cu

 

O composto que se oxida em uma reação é o agente redutor. A questão brinca com essas palavras. Portanto, a proposição correta é a letra D:

D) Alumínio, por ser um metal mais fortemente redutor (ou seja, que se oxida mais) que o ferro, atuando como um ânodo de sacrifício (a oxidação acontece no ânodo).

 

Vou deixar o mnemônico:

CRAO (+ ou -)

 

Cátodo: Redução (polo -)

Ânodo: Oxidação (polo +)

 

No caso, a tabela mostra os potenciais-padrão de redução (E°).

Para atuar como metal de sacrifício precisa ter um potencial de redução menor que o metal a ser protegido (Ferro).

Olhando a tabela seria o Mg, mas pela sua alternativa está errada, não seria redução e sim oxidação.

Devido as alternativas a letra D é a correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo