Em relação à interpretação do texto, assinale a alternativa...
Leia atentamente o seguinte parágrafo, extraído da crônica “E a bolsa masculina?”, de Walcyr Carrasco.
“O vestuário masculino tornou-se obsoleto, essa é a verdade. As sortudas das mulheres têm as bolsas. A bolsa feminina equivale à caixa-preta do avião. Só se sabe o que há lá dentro após uma investigação minuciosa. São itens variados, que vão de maquiagem a tíquetes de passagens antigas e fotos de entes queridos amassadas. Mas é confortável. A proprietária de uma bolsa enfia o que quiser lá dentro. Resgata quando houver necessidade. Mesmo se for preciso espalhar o conteúdo no sofá. E, em casos extremos, chamar o Corpo de Bombeiros!”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de interpretação de texto apresentada. O trecho da crônica de Walcyr Carrasco descreve, de forma bem-humorada e irônica, as características do uso da bolsa feminina.
Alternativa A: "O texto apresenta certo grau de ironia ao descrever as variadas características do uso da bolsa feminina." Esta é a alternativa correta. A crônica utiliza uma linguagem leve e irônica para abordar como as mulheres usam suas bolsas para guardar uma variedade de itens, comparando-a a uma "caixa-preta". A menção aos "tíquetes de passagens antigas" e à "chamada do Corpo de Bombeiros" reforça essa ironia.
Alternativa B: "O autor faz uma severa censura à ideia de que o vestuário masculino deve incorporar também as bolsas." Esta alternativa está incorreta. O texto não censura a ideia de homens usarem bolsas; ao invés disso, faz uma comparação lúdica entre o vestuário masculino e o uso da bolsa feminina.
Alternativa C: "O objeto do texto é provar que, quanto ao vestuário, os homens estão hoje muito mais evoluídos do que as mulheres." Esta alternativa está incorreta. O texto não faz essa afirmação, mas sim destaca a praticidade e o "mistério" das bolsas femininas de forma bem-humorada.
Alternativa D: "O cronista busca denunciar a existência de uma espécie de machismo velado, que se revela de forma contundente no texto." Esta alternativa está incorreta. Não há uma denúncia de machismo no texto. O autor usa ironia para falar sobre as bolsas de forma leve, sem um tom de denúncia.
Para questões de interpretação, é importante prestar atenção em palavras-chave e no tom do texto. Neste caso, a ironia e o humor são elementos principais que ajudam a identificar a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
✓ A proprietária de uma bolsa enfia o que quiser lá dentro. Resgata quando houver necessidade. Mesmo se for preciso espalhar o conteúdo no sofá. E, em casos extremos, chamar o Corpo de Bombeiros!
➥ A ironia consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente, apresenta uma tonalidade de humor.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo