O ____________ é a neoplasia cutânea maligna com maior freq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394826 Medicina
O ____________ é a neoplasia cutânea maligna com maior frequência em humanos, com crescimento lento e invasão local, sendo raras as metástases, tendo a exposição à radiação ultravioleta como o principal fator de risco, ao passo que o ________________ é o câncer de pele de maior morbidade e mortalidade, sendo responsável por 79% dos óbitos por tumores cutâneos, podendo ocorrer em qualquer idade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender as características dos diferentes tipos de câncer de pele mencionados nas alternativas.

Alternativa correta: E - carcinoma basocelular – melanoma cutâneo

Vamos entender por que essa é a resposta correta:

Carcinoma basocelular é a neoplasia cutânea maligna mais comum em humanos. Ele tem um crescimento lento e geralmente não causa metástases, o que significa que raramente se espalha para outras partes do corpo. O fator de risco mais importante é a exposição à radiação ultravioleta do sol.

Por outro lado, o melanoma cutâneo é conhecido por ser o câncer de pele mais perigoso, com alta morbidade e mortalidade. Mesmo que não seja o mais comum, ele é responsável pela maioria dos óbitos relacionados a tumores cutâneos, podendo ocorrer em qualquer idade.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - melanoma cutâneo – carcinoma espinocelular: Esta alternativa inverte a ordem correta. O melanoma é mais letal, mas não o mais comum.

B - carcinoma espinocelular – melanoma cutâneo: Esta alternativa coloca o carcinoma espinocelular como o mais frequente, o que é incorreto. O carcinoma espinocelular não é o mais comum, embora tenha potencial para metástase.

C - carcinoma epidermoide – melanoma cutâneo: O carcinoma epidermoide é outro nome para o carcinoma espinocelular, então a análise é a mesma da alternativa B.

D - carcinoma basocelular – carcinoma espinocelular: Embora o carcinoma basocelular esteja correto como o mais comum, o carcinoma espinocelular não é o mais letal.

Compreendendo as características de cada tipo de câncer de pele, fica mais fácil responder corretamente a essas questões. Pratique essas associações para que, em futuros exames, você consiga identificar rapidamente os tipos de neoplasias mencionados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta para preencher as lacunas do trecho é a letra E: carcinoma basocelular - melanoma cutâneo. O carcinoma basocelular é a neoplasia cutânea maligna mais comum em humanos, com crescimento lento e invasão local, mas raras metástases. Já o melanoma cutâneo é o câncer de pele mais agressivo, com maior morbidade e mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade e sendo responsável por 79% dos óbitos por tumores cutâneos. A exposição à radiação ultravioleta é um fator de risco comum para ambos os tipos de câncer de pele, mas o melanoma é geralmente associado a uma exposição mais intensa e intermitente, como ocorre em queimaduras solares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo