Em relação à multiplexação por divisão de comprimento de ond...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069994 Redes de Computadores

Em relação à multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), analise as afirmativas a seguir.


I. Dense WDM (DWDM) pode combinar muito mais canais em uma única fibra do que WDM tradicional, que só permite a multiplexação de poucos comprimentos de onda.

II. O uso de WDM é indicado para links ponto-a-ponto e de longas distâncias.

III. WDM não opera em fibras monomodos, pois para seu funcionamento são necessários diferentes comprimentos de ondas dos sinais luminosos.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - I e II, apenas.

Para entender a multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM - Wavelength Division Multiplexing), é importante saber que ela é uma tecnologia que permite transmitir múltiplos sinais através de uma única fibra óptica. Esses sinais são transmitidos em diferentes comprimentos de onda (ou cores de luz) e, assim, compartilham a mesma fibra.

Vamos analisar cada afirmativa para compreender melhor a escolha correta:

I. Dense WDM (DWDM) pode combinar muito mais canais em uma única fibra do que WDM tradicional, que só permite a multiplexação de poucos comprimentos de onda.

Essa afirmativa está correta. O Dense WDM (DWDM) é uma técnica avançada de WDM que permite a multiplexação de um número maior de canais em uma única fibra óptica. Enquanto o WDM tradicional (às vezes chamado de Coarse WDM - CWDM) pode lidar com um número limitado de canais, o DWDM consegue combinar muito mais canais, aumentando significativamente a capacidade de transmissão da fibra.

II. O uso de WDM é indicado para links ponto-a-ponto e de longas distâncias.

Essa afirmativa também está correta. A tecnologia WDM é amplamente utilizada em links ponto-a-ponto e em longas distâncias devido à sua capacidade de aumentar a largura de banda disponível na fibra óptica. Isso permite que mais dados sejam transmitidos ao longo de grandes distâncias sem a necessidade de múltiplas fibras.

III. WDM não opera em fibras monomodos, pois para seu funcionamento são necessários diferentes comprimentos de ondas dos sinais luminosos.

Essa afirmativa está incorreta. Na verdade, o WDM é frequentemente utilizado em fibras monomodos. A tecnologia foi desenvolvida para funcionar com diferentes comprimentos de onda, que são transmitidos simultaneamente pela mesma fibra monomodo. É essa propriedade que permite a multiplexação e a capacidade aumentada de transmissão de dados.

Portanto, as afirmativas corretas são I e II, e assim, a alternativa correta é a D - I e II, apenas.

Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais detalhes sobre o assunto, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(...)

I)

[1] Quando o número de canais é muito grande e os comprimentos de onda são pouco espaçados, o sistema é chamado de DWDM (Dense WDM).

II)

[1] Na WDM, os feixes são combinados em uma única fibra compartilhada para transmissão a um destino remoto. Na extremidade remota, o feixe é dividido no mesmo número de fibras que havia no lado da entrada. Cada fibra de saída contém um núcleo curto, especialmente construído, que filtra todos os comprimentos de onda, com exceção de um. Os sinais resultantes podem ser roteados até seu destino ou recombinados de diferentes maneiras para transporte ou

multiplexação adicional.

Desde que cada canal tenha sua própria faixa de frequências (isto é, de comprimentos de onda) e todas as faixas sejam disjuntas, elas poderão ser multiplexadas na fibra de longa distância.

Um dos impulsionadores da tecnologia WDM é o desenvolvimento de amplificadores totalmente ópticos. Hoje, os amplificadores totalmente ópticos podem regenerar o sinal inteiro uma única vez a cada 1.000 km,

III)

"Na WDM, os feixes são combinados em uma única fibra compartilhada para transmissão a um destino remoto (...)"

Fonte:

[1] Tanenbaum, Redes5

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo