O processo racional de tomada de decisão pressupõe que o age...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304125 Administração Geral
Com referência a organização e processo decisório, julgue os
próximos itens.
O processo racional de tomada de decisão pressupõe que o agente tenha conhecimento absoluto de todas as opções disponíveis para a ação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

O processo racional de tomada de decisão pressupõe que o agente tenha conhecimento absoluto de todas as opções disponíveis para a ação.

No contexto das organizações burocráticas a racionalidade exige que o indivíduo ajuste seu comportamento a um sistema integrado para a sua tomada de decisão, através de uma visão panorâmica das alternativas comportamentais disponíveis, da consideração do conjunto de conseqüências relacionadas às alternativas e, da escolha de uma alternativa entre as disponíveis. Entretanto, no mundo real, a racionalidade plena e objetiva não é efetivamente alcançada em função da incapacidade humana de conceber todos os conhecimentos em cada linha de conduta possível. Além disso, não é viável levar em consideração a totalidade das possíveis alternativas; somente é possível o acesso a uma parcela dessas alternativas, como apontam Simon (1965) e March e Simon (1972).
 
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552008000400010&script=sci_arttext
Bazerman (2004) apresenta cinco etapas para a aplicação de um processo racional
na tomada de decisões, conforme descrito a seguir.

1. Defina o problema. Cabe ao agente tomador de decisões identificar, definir e julgar o problema. Em algumas situações os administradores não percebem qual é a causa da problemática apresentada, preocupando-se apenas em resolver a situação de forma pontual. Quando, muitas vezes, o que está gerando este problema é algo mais grave, do que o próprio problema em si. Portanto, cabe ao gestor tentar julgar e avaliar se esta situação, na verdade, é um sintoma de algo maior e prejudicial à empresa. Se o agente tomador de decisão não atentar para isso, pode identificar soluções que não são compatíveis com a situação real da organização. Dentro deste contexto, Gomes, Gomes e Almeida (2002) enfatizam que a concentração no problema de forma assertiva propicia o direcionamento correto em todo o processo de decisão. Os autores ressaltam que a definição das causas do problema é o fatorchave para a solução do mesmo.

2. Identifique os critérios. O tomador racional de decisões deverá identificar os critérios importantes no processo de tomada de decisões, ou seja, considerar os atributos relevantes utilizados para descrever a realidade. São estes elementos que servem de norma para o julgamento.

3. Pondere os critérios. Etapa posterior à identificação, quando se analisa e atribui valor relativo a cada critério.

4. Gere alternativas. Não se deve gastar tempo demais na busca de alternativas. Em uma pesquisa ótima só é contínua até seu custo ultrapassar o valor das informações agregadas.

5. Classifique cada alternativa segundo cada critério. Trata-se da etapa mais difícil porque implica em prever eventos futuros. Deve-se avaliar a escolha de cada uma das alternativas conforme cada critério identificado.
Simon alerta que é impossível que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências, ou seja, ele pode percorrer apenas um caminho e nunca saberá se aquele que escolheu é o melhor, embora sob certas condições ele possa ter um palpite razoável.
Quanto às limitações de conhecimentos, Simon (1965) propõe que não é possível ao administrador ter acesso a todas as possibilidades de acção, medindo todas as opções, tendo em vista a impossibilidade material de obter todas as informações, dados problemas de tempo e custo.
O administrador contenta-se em adquirir um número limitado de informações, “o chamado nível satisfatório”, que possibilite a identificação dos problemas e algumas soluções alternativas. “O que o indivíduo faz, na realidade, é formar uma série de expectativas das consequências futuras, que se baseiam em relações empíricas já conhecidas e sobre informações acerca da situação existente” (SIMON, 1965, p.81).
Fonte. http://siadmoments.blogspot.com.br/2007/12/o-modelo-de-racionalidade-limitada-de.html
Errado.

Na Tomada de Decisão Racional o conhecimento das opções e alternativas é possível e nao absoluto como a questão afirma. 

Tomada de Decisão Clássica ou Racional
Limitação Cognitiva.
Problema claramente definido.
Conhecimento de todas as alternativas possíveis e de suas consequências.
Escolha da alternativa ótima.
Ação administrativa.
 
Tomada de Decisão Comportamental ou Limitada
Limitação Cognitiva.
Problema não é claramente definido.
Conhecimento é limitado às possíveis alternativas e suas consequências.
Escolha da alternativa satisfatória. 
Ação administrativa. 

Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO, pág. 351. 




"GABARITO DE BANCA: CORRETO. NÃO CABE RECURSO. Bazerman (2004, p. 5) coloca que “um processo racional de decisão subentende que o decisor seguiu seis fases de um modo totalmente racional, isto é, ostomadores de decisão (1) definem o problema perfeitamente, (2) identificam todos os critérios, (3) ponderam acuradamente todos os critérios segundo suas preferências, (4) conhecem todas as alternativas relevantes, (5) avaliam acuradamente cada alternativacom base em cada critério e (6) calculam as alternativas com precisa e escolhem a de maior valor percebido”
Fonte: Professor
Wendell Léo Castellano

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo