Se, em certo momento do exercício financeiro, os estoques de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques)/PC
Os estoques estão obsoletos e como na liquidez seca eles são retirados, o indicador que deve ser utilizado na hipótese é a liquidez seca.
Não faz sentido a resposta da banca.
O índice de liquidez seca é dado pela fórmula:
LS=(AC-Estoques)/PC
Foi dito que os estoques não estão representados corretamente, pois deveria ser computado valor menor (há estoque obsoleto).
Como os estoques não estão demonstrados corretamente, ao calcular o índice de liquidez seca, será encontrado um valor menor do que o que realmente existe, pois os estoques afetam negativamente a liquidez seca e estão computados a maior.
Assim, qualquer índice que leve em conta o estoque, não mostrará corretamente a capacidade da empresa de quitar suas dívidas. Conclui-se, portanto, que o melhor índice seria o de liquidez imediata.
LI=Disponível/PC
Gabarito discordante com o da banca: Letra B
também discordo do gabarito. se a contabilização dos estoques está errada, a liquidez seca tbm estará errada! Dessa forma, para fugir do "problema" deveriamos utilizar a liquidez imediata = disponibilidades/PC. Também não poderia ser a liquidez corrente, pois o estoque é um item do AC que também conterá erro.
Para o pessoal que discorda do gabarito, a questão pede o índice que demonstre a capacidade de cumprir as obrigações de curto prazo (LC = AC/PC) e não imediatamente (LI = Disponibilidades / PC). Contudo, como os estoques estão obsoletos, devem ser desconsiderados e o índice que desconsidera os estoques é o índice de liquidez seca (LS = [AC-Est) / PC].
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo