Todos os para-raios em subestações com esse tipo de arranjo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699444 Engenharia Elétrica


Sergio O. Frontin. Equipamentos de alta tensão: prospecção e hierarquização de inovações tecnológicas. 1.ª ed. Brasília: Goya Ed. Ltda., 2013, p. 87.


A figura apresentada ilustra o diagrama unifilar do esquema de arranjo de uma subestação caracterizada como uma configuração em barra principal seccionada e barra de transferência. Considerando essas informações e a figura, julgue o item subsequente.

Todos os para-raios em subestações com esse tipo de arranjo são instalados nas barras principais, indicadas na figura por BP1 e BP2.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. Errado ❌

Questão: "Todos os para-raios em subestações com esse tipo de arranjo são instalados nas barras principais, indicadas na figura por BP1 e BP2."

Vamos lá:

✔ Subestação em tensão igual ou superior a 69 kV: Na entrada da subestação deve haver um para raios por cada fase,especificado de acordo com a indicação da distribuidora de energia local.

✔ BP1 e BP2 : Barramentos principais 1 e 2.

além de ser na entrada deve se ter para raios nos principais equipamentos da SE devido as elevadas tensões que podem surgir

Vc pode instalar para-raios onde desejar, porém é recomendável pelo menos nas entradas de cada vão, seja ele de linha, trafo, compensador etc etc etc... Não é comum instalar PRs diretamente nas barras ou no TIE, embora nada impeça isto ^^

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo