Embora também se prestem à lupa antiquária do historiador d...
Considerando o contexto, este trecho pode ser reescrito, sem prejuízo para o seu sentido, do seguinte modo:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
CUIDADO
Os clássicos da literatura filosófica (...) são obras que parecem dotadas do dom da eterna juventude. Embora também [elas = obras] se prestem à lupa antiquária do historiador de ideias, elas [elas = obras] conseguem (...).
JUSTIFICANDO
a) [ERRADO] As obras científicas, posto que também se prestam à lupa antiquária do historiador de ideias (...). = = A partícula "posto que" é uma Conjunção Subordinativa que denota Causa. Em contrapartida, o termo "entretanto" é uma Conjunção Subordinativa Concessiva, , motivo esse pelo qual não pode ser substituído por "posto que".
b) [ERRADO] As obras filosóficas, na medida em que também se prestam à lupa antiquária do historiador de ideias (...). = A partícula "na medida em que" é uma Locução Conjuntiva Subordinativa que denota Causa. Por outro lado, o termo "entretanto" é uma Conjunção Subordinativa que trás ideia de Concessão, motivo esse pelo qual não pode ser substituído por "na medida em que".
c) [ERRADO] As obras científicas, por se prestarem também à lupa antiquária do historiador de ideias (...) = A partícula "por" - equivalente a "por isso" - é uma Conjunção Subordinativa que denota Causa. Por outro lado, o termo "entretanto" é uma Conjunção Subordinativa que trás ideia de Concessão, motivo esse pelo qual não pode ser substituído por "por isso".
d) [CERTO] As obras filosóficas, ainda que também se prestem à lupa antiquária do historiador de ideias (...). = A partícula "ainda que" - equivalente a "apesar disso" e a "entretanto também" - é uma Conjunção Subordinativa que denota ideia de Concessão. Igualmente, o termo "entretanto" é uma Conjunção Subordinativa que trás a mesma ideia. Por isso, pode ser substituído por "ainda que".
e) [ERRADO] As ideias do historiador, não obstante também se prestem à sua lupa antiquária (...) = A partícula "não obstante" - equivalente a "ainda que" - é uma Conjunção Subordinativa que denota ideia de Concessão, motivo esse pelo qual pode haver a substituição. Entretanto, o termo "as ideias do historiador" está empregado de maneira errada, visto que o referente do pronome "ela" é "obras" - o que torna a alternativa errada.
BONS ESTUDOS E NUNCA DESISTAM!
Apenas 2 correções no comentário do colega Luan TRT:
1 - a conjunção POSTO QUE, diferente do que ele disse, é Conjunção Subordinativa CONCESSIVA.
ex.:
Angélica, posto que muito emocionada, voltou-se para a rua.
Pouco demorei, posto que muitos fossem os agrados.
2 - Já a conjunção ENTRETANTO é uma Conjunção Coordenada Adversativa, e não subordinada concessiva, como ele falou na alternativa A. (Creio que o colega quis se referir à EMBORA).
Diante do exposto, o que torna a alternativa A incorreta é o fato da alternativa se referir a obras científicas e não a obras filosóficas como está no texto, já que tanto a conjunção POSTO QUE quanto EMBORA são subordinadas concessivas.
GABARITO D
https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-subordinativas/
https://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes-subordinativas/
CONCESSIVAS:
EMBORA
AINDA QUE
CONQUANTO
MESMO QUE
POSTO QUE
MALGRADO
SE BEM QUE
NEM QUE
APESAR DE QUE
DADO QUE
QUANDO MESMO
SEM QUE
NÃO OBSTANTE --> VERBO NO SUBJUNTIVO
Embora = Ainda que
o erro da a) está em obras científicas, não na conjunção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo