Sobre o processo de formação de vocábulos e seus significad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - "neo" é um radical (grego).
B - Está correta pois "im" (prefixo) "petinente" (radical). Petinente significa "aquele que se arrepente" = "impetinente" é aquele que não se arrepende. Assim como "ilegal" é aquilo que não é legal.
C - "gritante", no texto, significa "acentuado, evidente".
D - composição por justaposição é deixar lado a lado duas palavras que, juntas, formam um novo significado. Nesse caso, não formou um novo significado. "Mente", nesse caso, indica modo.
"adequada" (radical) + "mente" (sufixo).
Ou seja, não é uma composição por justaposição, e sim derivação sufixal.
E - na palavra "crescimento" acredito que seja composição por aglutinação, pois foram suprimidas letras da palavra "crescer". Na palavra "aumento", "mento" não está ligada a um verbo.
Gabarito na alternativa B
Solicita-se julgamento das assertivas:
A) O vocábulo “neoclássico” é formado a partir de um processo de derivação prefixal, sendo “neo” o prefixo e “clássico” o radical.
Incorreta. O termo "neo" não é prefixo, mas elemento de composição de origem grega. O termo "neoclássico" é formado por composição;
B) O termo “insatisfação” é formado a partir de um processo de derivação prefixal, em que “in” possui sentido similar aos prefixos “im” (como em “impenitente”) e “i” (como em “ilegal”).
Correta. Os prefixos "in", "im" e "i" possuem um mesmo sentido, indicando valor contrário, negação. Todos os termos dispostos na alternativa são derivações prefixais;
C) No texto, os termos “gritante” (quarto parágrafo) e “dominante” (sexto parágrafo) possuem significados similares a “que grita” e “que domina”, respectivamente.
Incorreta. O termo "gritante" é adjetivo que indica aquilo que chama a atenção, que se destaca, que é extremamente perceptível, diferindo do sentido de "gritar" quando empregado em forma denotativa;
D) O termo “adequadamente” é formado a partir de um processo de composição, em que as palavras “adequada” e “mente” são justapostas.
Incorreta. A partícula "mente" é sufixo que forma advérbio, o termo "adequadamente" é derivação sufixal;
E) Os termos “crescimento” e “aumento” são formados por um processo de derivação sufixal, em que o sufixo “mento” se une a um verbo para formar um substantivo.
Incorreta. O termo "crescimento" está corretamente classificado (crescer + mento), mas o termo "aumento" encontra origem no latim augmentum, não sendo derivação do verbo "aumentar";
Resuminho que auxilia nesse tipo de questão:
Gabarito: letra b
!!! Há dois processos mais fortes (presentes) na formação de palavras em Língua Portuguesa: a composição e a derivação. Vejamos suas principais características:
>> Composição: é muito mais uma criação de vocábulo. Pode ocorrer por:
- Justaposição (sem perda de elementos): Guarda-chuva, girassol, arranha-céu, passatempo, guarda-noturno, flor-de-lis.
- Aglutinação (com perda de elementos): Embora (em + boa + hora) | Fidalgo (filho de algo) | Aguardente (agua + ardente).
- Hibridismo: consiste na união de radicais oriundos de línguas distintas: Alcoômetro – Álcool (árabe) + metro (grego) | Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego).
!!! Atenção a união das palavras formam um novo significado.
>> Derivação: é muito mais uma transformação no vocábulo, não se trata necessariamente da criação de uma palavra nova. Ela pode ocorrer das seguintes maneiras:
- Pelo acréscimo de um prefixo (antes da raiz da palavra). Chamaremos de derivação PREFIXAL. Reforma, anfiteatro, desfazer, reescrever, ateu, infeliz.
- Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL. Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade, teísmo.
- Pelo acréscimo de um sufixo e de um prefixo ao mesmo tempo (com possibilidade de remoção). Chamaremos de derivação PREFIXAL E SUFIXAL. Infelizmente, ateísmo, desordenamento.
Pelo acréscimo simultâneo e irremovível de prefixo e sufixo. É o que se convencionou chamar de PARASSÍNTESE ou DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: avermelhado, anoitecer, emudecer, amanhecer.
PROF. PABLO JAMILK
A vontade não permite indisciplina.
Sobre a alternativa A
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
Por exemplo:
cert-o
cert-eza
in-cert-eza
logo o radical não será clássico e sim CLASSIC
Processos de Derivação sempre com um radical e os afixos (sufixos e prefixos):
- Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc.
- Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.
- Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.
- Derivação Regressiva: redução da palavra derivada por meio da retirada de uma parte da palavra primitiva, por exemplo: beijar-beijo, debater-debate, perder-perda, etc.
- Derivação Imprópria: ocorre a mudança de classe gramatical da palavra, por exemplo, O jantar estava muito bom (substantivo); Fui jantar ontem à noite com Luís. (verbo)
Processos de Composição envolvem mais de dois radicais de palavras, sendo classificadas em:
- Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva, abre-latas, etc.
- Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto), vinagre (vinho e acre), etc.
Fonte:https://www.todamateria.com.br/formacao-de-palavras/#:~:text=As%20palavras%20que%20comp%C3%B5em%20o,Composi%C3%A7%C3%A3o%20(justaposi%C3%A7%C3%A3o%20e%20aglutina%C3%A7%C3%A3o)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo