O gerente do setor em que Ana Luiza trabalha solicitou a e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q321894 Noções de Informática
O gerente do setor em que Ana Luiza trabalha solicitou a ela a criação de uma planilha no Excel, de forma a utilizar um cálculo envolvendo média ponderada. Segundo ele, o escritório havia feito uma compra de 3 computadores no valor de R$ 2.350,50 cada. Uma semana depois, após uma alta no valor do dólar, comprou mais 5 computadores com a mesma configuração, mas ao preço de R$ 2.970,00 cada. O gerente pediu à Ana Luiza que calculasse a média ponderada dos preços, considerando as quantida- des como pesos a serem aplicados. Com os dados fornecidos, Ana Luiza montou a seguinte planilha:

Imagem 012.jpg

Na célula A5, Ana Luiza calculou a média ponderada dos valores contidos nas células A2 e A3, aplicando os pesos contidos nas células B2 e B3, respectivamente.

Na célula A5 foram utilizadas as fórmulas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezados,
Para resolvermos a questão vamos entender como funciona a função SOMARPRODUTO.

Essa função multiplica os componentes correspondentes nas matrizes fornecidas e retorna a soma desses produtos, ela recebe como argumento matrizes que serão multiplicadas entre si.

Com isso, a alternativa A é a correta , visto que na primeira fórmula apresentada ela faz o produto dos valores dos computadores com suas respectivas quantidades e divide pelo somatório das quantidades, e a segunda fórmula faz a mesma coisa , mas ao invés de usar a função SOMARPRODUTO ela faz a multiplicação manualmente.




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A.
Questão interessante, difícil até, mas honesta. Propõe um problema que explora o conceito de média ponderada, incluindo o uso de funções do Excel. Ou seja, uma questão complexa mas que não inventa coisas malucas só pra confundir. Dito isso, vamos começar pelo conceito de média ponderada. Aliás, melhor... vamos começar olhando para a média simples, também chamada de média aritimética.

Na média simples o cálculo é bem direto: a gente soma todos os valores envolvidos e em seguida divide pela quantidade desses valores. Algo como:

Valores: 10; 8; 9; 6; 2
Quantidade de valores: 5
Média simples = (10 + 8 + 9 + 6 + 2) / 5

Já no caso da média ponderada há um detalhe a mais. Vamos chamá-lo de peso. É como se cada valor tivesse um peso, ou, em outras palavras, um multiplicador. Algo como:

Valores * peso: 10 * 4; 5 * 2; 8 * 4    

Sim, mas como é que a gente calcula a média de um negócio desse? Pois é. É isso que se chama média ponderada. A ideia é bem simples. A gente soma os resultados das multiplicações todas (Valores * peso) e depois divide pela soma dos pesos. Tipo...

Valores * peso: 10 * 4; 5 * 2; 8 * 4
Soma dos pesos: 4 + 2 + 4
Média ponderada =  (10 * 4 + 5 * 2 + 8 * 4) / (4 + 2 + 4)

[continua...]
Agora vamos ver como é possível fazer isso no Excel. E aí é melhor usarmos o próprio exemplo da questão:
Imagem 012.jpg
Bom, o primeiro passo é identificar quem é o valor e quem é o peso. Neste caso, podemos considerar como valor o Preço unitário; e como peso, a Quantidade. E agora? Agora é só aplicar a fórmula:

Média ponderada = (2.350 * 3 + 2.970 * 5) / (3 + 5)

Usando a "linguagem" do Excel podemos escrever o seguinte:

Média ponderada = (A2 * B2 + A3 * B3) / (B2 + B3)

Se soubermos apenas isso, ou seja, se formos capazes apenas de fazer essa fórmula, já chegamos ao resultado da questão, já que ela só aparece na alternativa A, ainda que escrita de forma um pouco diferente:

Média ponderada = ((A2 * B2) + (A3 * B3)) / SOMA(B2;B3)

[continua...]
Mas... e a tal da função SOMARPRODUTO()... existe mesmo? Sim, existe. Existe e serve pra gente multiplicar os elementos de uma matriz pelos elementos de outra matriz. Mas reparem que aí a questão está invadindo uma área que normalmente é pouco explorada por quem não é, digamos, muito ligado à matemática. Então, sem querer entrar nos detalhes da coisa, podemos pensar em uma matriz como uma tabela. Neste caso, a função SOMARPRODUTO() multiplica os elementos correspondentes de duas tabelas e depois soma tudo. Por elementos correspondentes entendam (reparem as cores):

Tabela 1  Tabela 2
   C1 C2      C1 C2
L1  x  y   L1  a  c
L2  z  k   L2  b  d

No problema da questão, as tabelas (matrizes) têm apenas 1 coluna e 2 linhas cada, o que deixa a coisa mais fácil um pouco. Portanto, o resultado prático da função =SOMARPRODUTO(A2:A3;B2:B3) é exatamente o mesmo da primeira parte daquela fórmula da média ponderada: (A2 * B2) + (A3 * B3). Ou seja, só falta agora dividir pela soma dos nossos pesos e teremos a fórmula completa.

Sendo muito franco... acho que a coisa ainda ficou confusa... :/ Mesmo assim, espero ter ajudado porque, estejam certos, esta não é uma questão simples, especialmente pra aqueles que têm pouca experiência com planilhas.

Detalhe: embora relativamente pequena, só consegui enviar a mensagem dividida em 3 posts, por conta de, segundo o site, "exceder o número máximo de caracteres". - Sério?!
Jayme, parabéns pelos posts e obrigado pela "aula". rsrs

Ô Jayme! 

Respeito absoluto.

Obrigado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo